Estúdio Viviane Kulczynski: moda autoral brasiliense

Dando continuidade ao guia de consumo consciente para este Natal, cuja proposta é estimular a prática da filosofia dos 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar, a coluna foi conversar com a estilista responsável pelo o Estúdio Viviane Kulczynski.

Criada em 2014, em Brasília, a marca ocupa um nicho de mercado definido como moda feminina autoral. Utiliza tecido sustentável, além de crepe, seda de microfibra e jérsei. Suas coleções se destacam pelo excelente acabamento, modelagem confortável e estampas criadas com exclusividade pela própria estilista, Viviane Kulczynski.

Vivi produz as peças-piloto, cria as estampas e faz de tudo na empresa, que aos poucos tem se consolidado em Brasília e começado a ser conhecida país afora. Depois de 20 anos atuando como jornalista em redação na grande mídia, ela mudou o rumo da própria vida depois da maternidade. “Decidi estudar corte e costura, pois queria fazer “coisas” para a Manuela, recém-nascida”, relembra.

Ela mudou-se para Brasília, deixou o jornalismo em segundo plano e foi estudar moda, fez graduação e pós-graduação, além de cursos de modelagem, estamparia e costura. Em 2012, criou uma marca de roupas infantis. Pouco tempo depois, nasceu o Estúdio Viviane Kulczynski.

Estudou com o estilista Jum Nakao e com o designer japonês Shingo Sato, com quem obteve o título de Master em Transformational Reconstruction (TR). Venceu o prêmio Novos Talentos do Capital Fashion Week, em 2014, e o prêmio Estilista Revelação da FIT 0/16 – Feira Internacional de Moda Infantil, em 2012. Ela conversou com a coluna sobre os aspectos do consumo consciente nas suas peças.

As coleções da designer apostam na estamparia como um dos diferenciais. Em seu processo criativo, busca inspiração em elementos da arquitetura e nas artes plásticas. “Como não sigo a ditadura das temporadas de lançamento e não me agarro fortemente às pesquisas de tendência, costumo brincar que crio peças atemporais”, define Vivi.  Assim, acredita, permite que as criações tenham uma durabilidade muito maior, pois não saem de moda.

A estilista também preza pela qualidade das matérias-primas, o que faz das peças produtos duráveis. Parte das coleções tem sido feita com material altamente sustentável, o tecido Ecossumer, feito de garrafa PET. “São seis garrafas de dois litros para cada metro de tecido. Uma comunidade carente da cidade gaúcha de Sapucaia do Sul, que fica na Grande Porto Alegre, faz a coleta do plástico. A indústria Maxitex processa o material e o transforma em tecido. É o tripé da sustentabilidade em sua melhor forma: econômico, ambiental e social”, explica.

O estúdio prioriza a mão de obra e os serviços locais. “Com exceção do tecido, que vem de fora, uso estamparia e costureira locais, e já usei o corte a laser local. Isso ajuda a fortalecer a indústria do vestuário no DF”, conta. Ela avalia que ainda temos muita dificuldade no Distrito Federal, principalmente de mão de obra, mas também aposta na capacitação dos parceiros como um diferencial.

Serviço

Nós Mercado Criativo (Facebook: @nos.mercadocriativo)
CLN 315, Bloco B, Loja 9 – Asa Norte
(61) 3548-0414
Segunda a quinta-feira, das 10h às 19h; sexta-feira, das 10h às 20h; e sábado, das 10h às 18h

Shopping Iguatemi Brasília – CA 4, Loja 61 – Lago Norte
(61) 3469-3987
Segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 14h às 20h

Estúdio Viviane Kulczynski
CLN 310 Bloco B Sala 11 Subsolo – Asa Norte
(61) 99292-8889

estudiovivianek@gmail.com
www.vivianekulczynski.com.br
Facebook: @estudiovk
Instagram: @estudiovk

Fotos: Giancarlo Dias / Divulgação Estúdio Viviane Kulczynski

2 thoughts on “Estúdio Viviane Kulczynski: moda autoral brasiliense

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: