Reduzir, Reutilizar e Reciclar: O tripé do consumo consciente

Desenvolvimento sustentável é o que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”

Relatório Brundtland, Nosso Futuro Comum
Relatório da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente da ONU (1987)

Todo ato de consumo atinge o mundo em nossa volta, seja o meio ambiente, a economia, as relações pessoais ou o indivíduo. Cabe a cada consumidor tomar consciência dos impactos positivos ou negativos do próprio consumo e, a partir das escolhas individuais, buscar o equilíbrio entre satisfação pessoal e sustentabilidade. Em seu ato de consumo, o consumidor consciente pode ser um agente transformador da sociedade ao avaliar os impactos no meio ambiente, na saúde humana e animal, nas relações justas de trabalho, além de preço e marca.

As atitudes de consumo consciente são uma questão de cidadania e ajudam a preservar o meio ambiente e a melhorar as relações interpessoais. Envolve práticas como evitar o desperdício de alimentos, água e energia; trocar o carro particular pela bicicleta para ir ao trabalho; escolher a marca de cosmético que não testa em animais; adotar o uso de refis para reduzir embalagens; e separar o lixo para reciclagem, entre tantas outras. Nesse universo, há iniciativas nas áreas de moda, gastronomia, arquitetura e urbanismo, tecnologia, energia e meio ambiente.

Trata-se do Consumo Consciente, uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta. Há três princípios, os chamados Três Rs, que funcionam como molas propulsoras: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Reduzir significa consumir menos produtos e preferir os que geram menos resíduos e tenham maior durabilidade. Reutilizar compreende usar novamente um produto e ampliar sua durabilidade. Reciclar é fabricar um produto a partir de um material usado.

A partir desse tripé, a coluna Consumo Consciente abordará semanalmente de que maneira podemos adotar a prática dos três Rs no dia a dia. Como considerar questões como uso, descarte e reciclagem dos produtos e serviços? Este espaço trará relatos sobre iniciativas de pessoas, entidades e empresas que promovem o consumo consciente. O nosso propósito é espalhar motivos para preservar nosso planeta por meio de histórias inspiradoras, produtos inovadores e marcas social e ambientalmente responsáveis.

Sejam bem-vindos! Boa leitura!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: