Insecta Shoes: sapatos 100% veganos e ecológicos

Em nosso guia de compras sustentáveis para o Natal, hoje é a vez da Insecta Shoes, marca que produz sapatos e acessórios ecológicos, veganos e unissex que está em Brasília até dia 15 de dezembro (contatos no final deste post). A proposta é aumentar a vida útil do que já existe pelo mundo ao transformar em sapatos peças de roupas usadas, além de garrafas de plástico recicladas.

Os mais diversos tecidos e estampas de modelitos abandonados viram botas, oxfords, sandálias e slippers veganos, sem nenhum uso de matéria-prima de origem animal. Em dois anos de vida, a marca reaproveitou 2.100 peças de roupas, 630 kg de tecidos e mil garrafas PET. A numeração vai do 33 ao 45

A coluna Consumo Consciente conversou com a sócia-fundadora da marca, Bárbara Mattivy, sobre os conceitos de sustentabilidade que orientam a colocação da Insecta Shoes no mercado, que nasceu de uma primeira colaboração entre um brechó e uma marca de sapatos.

Apostando no conceito ecológico e promovendo o consumo consciente, a Insecta Shoes, desde 2014, produz sapatos 100% veganos. Reutiliza roupas garimpadas em brechós, tecido ecológico à base de garrafa PET reciclada (Ecossumer) e aproveita o excedente da indústria de borracha para elaborar os solados.

“Com um investimento inicial de R$ 20 mil foram produzidos os primeiros 100 pares de calçados, que logo se transformaram em um verdadeiro sucesso, tendo sido vendidos em apenas três meses”, relembra Bárbara, que é formada em marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

A Insecta Shoes incentiva os consumidores a doarem para a marca o calçado usado. Se estiver muito gasto, será destinado para a reciclagem; do contrário, será reformado e vendido por um preço mais baixo em brechós parceiros. “A renda gerada será revertida em ações e projetos que lutam pela preservação da natureza. Quem aderir à ação ganha uma ecobag (sacola feita com material reciclado) da marca”, explica.

A entrega das doações pode ser feita nas lojas de São Paulo (Rua Artur de Azevedo, 499 – Pinheiros) e Porto Alegre (Rua Lima e Silva, 1519 – Cidade Baixa). Os clientes do e-commerce (comércio eletrônico) podem enviar os calçados via Correios. Roupas também podem ser doadas para serem transformadas em novos calçados, os pontos de coleta serão as lojas físicas da marca. Aquelas peças que não puderem ser reaproveitadas, serão doadas à ONGs escolhidas pela Insecta Shoes.

“Também trabalhamos a reflexão e a educação do consumo consciente no nosso blog, que traz vários artigos relacionados: insectashoes.com/blog”, finaliza Bárbara.

O Pavilhão, centro de empreendedorismo e criatividade (@opavilhao)
CRS 512 Bloco A Loja 33 – Asa Sul
Segunda a sexta-feira, das 12h às 20h e, aos sábados, das 11h às 18h
Até 15 de dezembro
www.insectashoes.com
hello@insectashoes.com
Facebook: @insectainsecta
Instagram: @insectashoes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: