Feira Liga-Pontos: produtores independentes conectados ao consumidor

Você já ouviu falar em coletivos? Trata-se de uma forma de organização horizontal – ou seja, não existe hierarquia – que reúne um grupo de pessoas que somam experiências e habilidades em determinado local. As vantagens de atuar coletivamente para fornecer soluções com projetos, produtos e serviços criativos conquistam mais gente a cada dia. O ponto de partida dessa turma está alinhadíssimo com o consumo consciente: valorizam a mão de obra e as matérias-primas locais, primam pela qualidade do que produzem e apostam em produções em pequena escala.

Em Brasília, não param de surgir organizações que adotam esse modelo. A coluna Consumo Consciente tem mapeado essas experiências na cidade (voltaremos a falar sobre esses coletivos muitas vezes, aguarde!). Em sintonia com o nosso guia para o Natal, fomos conversar com o pessoal do Pântano de Manga, um coletivo brasiliense de design e produção cultural.

Atualmente, o Pântano de Manga é formado por Luísa Vieira, Marina Fontes e Nadine Diel. Nós conversamos com a Luísa, que falou sobre uma das iniciativas do coletivo, que é a organização da Liga-Pontos, uma feira com produtores independentes que destaca artistas e propostas de arte e design da Capital Federal. No próximo dia 18 de dezembro será realizada a 14ª edição do evento (serviço no final deste post).

A Liga-Pontos conta com uma curadoria rigorosa que, além de admitir apenas quem faz seus próprios produtos, preza pela variedade e qualidade do trabalho de quem participa. “É um espaço para conhecer quem faz e poder ter a chance de saber mais sobre o contexto do produto que se está adquirindo, além de fortalecer o comércio local”, explica a designer Luísa.

Na ocasião, os brasilienses poderão conhecer o trabalho de 40 criativos da cidade, que vão expor produtos variados, como camisetas com estampas exclusivas, porta-copos, cadernos artesanais, acessórios em prata, roupas infantis e ilustração. O Pântano de Manga vai oferecer descontos de até 30% nas peças exclusivas da coleção Inventário Cerrado.

Marcas que participarão da 14ª Edição da Liga-Pontos: MNice, arte da costura; Magia da Prata; Thelma Aviani; Santa Brígida; Nega Lilu Editora; Enfeltrados; Mundo da Tita; Taira Camisaria; Luiza H; Carol Magalhães; Quadradim; Quadriculado Quadros; Meias Jaca; Marina e João; Pântano de Manga; Petit Jardin; Thaís Fread – Design de Acessórios; Mina Nagô; Preta Flor; Alexandre Sidou Atelier; Capim Estrela; Cherry Bomb Tendências; Conspiração Libertina; Studio Decor Up; Vanilla Urbanwear; Joanavp; Annaromas; Tê Pires; Arte Papeliê; Ateliê Lilac; Studio Craft; Skull and Stuff; Marcondes & Co.; RB estúdio; Toda Moça Tem; Bé Faz a Ovelha; Iboo Artesanatos; nimm kids; Cápsula Design; e dane-se.

Serviço

14a Liga-Pontos – Feira de Design Independente
Dia 18/12, das 15h às 21h
Café Objeto Encontrado, CLN 102 Bloco B Loja 65 – Asa Norte
Classificação livre
Entrada gratuita
www.pantanodemanga.com
pantanodemanga@gmail.com
Facebook: @pantanodemanga
Instagram: @pantanodemanga

Deixe uma resposta