Natural de Brasília: selo de originalidade brasiliense

Experimente Brasília é um laboratório de turismo criativo que abre caminhos para desbravar a Capital de um jeito genuíno, peculiar e lúdico, pelas mãos dos moradores mais descolados do Quadradinho. O projeto acaba de conceber mais um filhote: o selo Natural de Brasília, que certifica produtos com design feito por brasilienses.

A página do lab já anuncia o jeito diferente de enxergar a cidade com sugestões de programas inusitados. Na Rota do Modernismoo turista ou morador percorre criações de Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Athos Bulcão e Burle Marx e descobre segredinhos modernistas. Na Caça Vinil, experimenta lojas, sebos e acervo de colecionadores com um DJ da cidade apaixonado por bolachões.

Tem ainda a Brasília Cool, que apresenta espaços criativos da moda, da arte e do design com passeios a lojas, brechós, cafés e galerias que agitam a cena cultural da cidade. Essa experiência é conduzida pela diretora criativa do Experimente Brasília, Pati Herzog, que conversou com a coluna sobre de que maneira essa iniciativa está alinhada com o Consumo Consciente.

“Consumir conscientemente é também consumir com propósito e significado. A Natural de Brasília surgiu deste pilar. É uma marca com propósito claro de compartilhar a essência da cidade e o trabalho de jovens criativos locais que se inspiram nesta essência”, enfatiza Pati. Para ela, consumir menos e melhor, ou seja, com consciência, consiste em comprar de quem faz, conhecer o artista na loja e parte de seu processo de produção, consumir coleções limitadas e levar para casa produtos com histórias verdadeiras e valiosas.

“Queríamos selar produtos com design genuinamente brasiliense e comunicar esse selo para moradores e turistas. Estamos em contato com criativos locais, turistas e coleções de produtos exclusivos, e nossa comunicação é voltada para o fomento do design brasiliense”, explica Paty. Essa foi a gênese da primeira pop up store [loja temporária] da Natural de Brasília, em dezembro de 2015. Dia 8 de dezembro, um ano depois, a marca lançou o selo de origem, junto com a 4a edição da loja (serviço no final deste post).

Experimente é focada no turismo, segmento no qual selos de origem que atestam a autenticidade e a originalidade de produtos locais são comuns em grandes destinos como Rio de Janeiro, Amsterdan, Berlim e Paris. “Estava na hora de Brasília ter o seu e encontrar seu diferencial competitivo. A gente aposta no design como motor capaz de ser esse diferencial”, conta.

A loja da Natural Brasília é temporária por várias questões, entre elas o fôlego de produção dos designers. “Mas teremos novidades em 2017”, anuncia Pati. Nesta temporada a pop up traz mais de 15 trabalhos  de criativos que passaram por uma curadoria minuciosa e antenada. “Buscamos marcas e produtos que têm em comum a identidade modernista e minimalista em seus produtos. Criações genuínas, únicas e inspiradoras. Temos mobiliário, joias autorais, arte e moda brasiliense”, descreve.

Serviço

Natural de Brasília
Pop up store no Liberty Mall
Setor Comercial Norte, Quadra 2 Bloco D – Asa Norte
Até dia 30 de dezembro

Experimente Brasília
CLN 215 BLOCO B SALA 113 – Asa Norte
www.experimentebrasilia.com.br
info@experimentebrasilia.com.br
(61) 3272-3780

Deixe uma resposta