Laletá: inspirada nas linhas e cores brasilienses

Laletá Brasil inspira-se em Brasília para criar coleções com vestidos, saias, blusas e shorts. A estamparia exclusiva da marca dialoga com os traços modernos de Oscar Niemeyer, os vitrais coloridos de Marienne Peretti e os arcanjos suspensos de Alfredo Ceschiatti e Dante Croce na Catedral, e a geometria de Athos Bulcão pelas entrequadras. A conversa flui com as árvores tortas do cerrado, as floradas de ipês, o pôr-do-sol multicolorido e mais o que os olhos da dupla criativa enxergarem de bonito na nossa capital, como fotos históricas da época da construção.

A estilista brasiliense Thaíza Barros, 27, e a designer de moda Letícia Brasileiro, 57, brasiliense desde um ano de idade, uniram as paixões por moda, arte, arquitetura e criação e por Brasília para fundar a Laletá, em outubro de 2013. A marca de roupas e acessórios tem uma pegada original, versátil e criativa e em sintonia com o Consumo Consciente. “O nosso propósito é levar cultura para o guarda-roupa com peças atemporais e duradouras”, dita a dupla.

O processo criativo começa pela escolha do elemento brasiliense para ser trabalhado e desenvolver as estampas. Em paralelo, os modelos são desenhados. “No início, fazíamos desde a criação das estampas e modelos até o corte, terceirizando apenas a costura. Com o aumento da produção e investindo no aprimoramento da marca, sentimos a necessidade de contratarmos a modelagem, a graduação e as peças-piloto”, explica Letícia.

Parte dos fornecedores da Laletá foram encontrados em pesquisas na internet, outros, por dicas de pessoas da área. “Em Brasília é muito difícil encontrar profissionais para a confecção têxtil, foi necessário muita persistência para que o projeto não fosse abandonado”, comenta a designer. Parte dos insumos são comprados no Distrito Federal e outros em São Paulo, no Paraná e em Santa Catarina.

O ateliê da Laletá fica na W2 Sul, quadra 508. “É um espaço bem agradável, que guarda as características arquitetônicas originais de sua construção, inaugurada em 1960, juntamente com a capital”, descreve. A marca está também na charmosa Banca da Conceição, na 308 Sul. Junto com a Natural de Brasília, coletivo criativo de designers, participa de lojas temporárias, atualmente no Liberty Mall.

Serviço

Laletá Brasil
laletabrasil@gmail.com
www.laleta.com.br
W2 Sul – Quadra 508 Bloco C Entrada 26
(61) 3443-0240
(61)9 9968-8147 (WhatsApp)

Banca da Conceição
SQS 308
(61) 3443-2033
(61) 9 8151 7990 (WhatsApp

Deixe uma resposta