AnnaAromas: saboaria inspirada pelo berço das águas

A saboaria AnnaAromas produz artesanalmente sabonetes e cosméticos naturais, biodegradáveis e veganos. A alquimista da marca é Anna Flávia Alves, que viu nascer a paixão por plantas medicinais e seus usos no tempo de guia turística na Chapada dos Veadeiros. A consciência ambiental foi outro despertar àquela época, 10 anos atrás.

“Durante as caminhadas e os banhos de rio eu sempre me questionava sobre a contaminação das águas, o nosso bem mais precioso. E, pensando sobre isso, nasceu o desejo de proteger nossas águas”, recorda. A AnnaAromas foi concebida com o propósito de oferecer cosméticos naturais com os benefícios das plantas medicinais e sem contribuir com a poluição dos mananciais.

No início da produção, a marca utilizava bases prontas, mas sempre de olho na composição, que tinha que ser o mais natural possível. “Me aprofundei nos estudos e me especializei no assunto, o que permitiu fazer minhas próprias bases, 100% vegetais e biodegradáveis”, celebra.

Após uma década de estudos e dedicação, Anna finalmente chegou à qualidade idealizada. “Agora estou começando a colocar o produto no mercado e tenho tido uma resposta incrível, as pessoas têm gostado muito”, orgulha-se. Ela alerta, porém, que empreender nessa área é difícil, com uma legislação que privilegia grandes indústrias e dificulta o registro de produtos.

A produção da AnnaAroma é em pequena escala, alinhada ao conceito de slow cosmetics [modo de fazer cosméticos de forma lenta, em um retorno às origens da cosmetologia]. Todos os produtos levam matérias-primas naturais e vegetais de origem certificada. Além disso, a marca prioriza os produtos locais.

Anna é rigorosa na compra das matérias-primas. Ela sempre pede o laudo dos óleos para checar a pureza, a data de extração e outras informações importantes para a composição de um bom cosmético natural. Faz questão de conhecer os fornecedores, por telefone ou pessoalmente. “Gosto de conversar com que está me vendendo o produto e saber a origem da matéria-prima e, quem sabe, até conhecer o produtor”, diz.

A opção preferencial da AnnaAromas é por insumos pouco manipulados e com menor número de componentes na fórmula. “Assim, potencializa as propriedades naturais de cada princípio ativo, sejam manteigas ou óleos vegetais e essenciais. São produtos livres de conservantes e estabilizantes químicos”, atesta.

Os sabonetes 100% vegetais feitos pelo método de cold process [saponificação a frio, técnica milenar preservada até hoje] são os queridinhos da marca. “Os sabonetes levam pelo menos 40 dias para ficarem prontos. Tem que ter muita paciência pois é bem slow, mas o resultado é incrível”, garante.

AnnaAromas exala os conceitos de Consumo Consciente com produtos feitos com responsabilidade socioambiental. Além disso, ajuda a difundir entre a clientela a importância de consumir produtos comprometidos com a sustentabilidade.

“Meus clientes são preocupados com o meio ambiente, procuram por produtos que façam bem a si e ao redor. Estão interessados em comprar do pequeno produtor, gostam de exclusividade e de produtos manipulados especialmente para eles”, descreve Anna.

AnnaAromas tem uma linha bastante diversificada. “Sempre tento reduzir, mas adoro criar e a nossa biodiversidade me permite muito estar sempre experimentando”, conta.

A marca busca atender as demandas do mercado e, dentro da realidade da produção artesanal, produz itens básicos de higiene como sabonetes, desodorante, xampu, creme corporal, óleo capilar, manteigas para corpo e cabelo. “Produzo ainda o creme facial Cleópatra, receita criada pela rainha do Egito e enriquecida com óleos brasileiros”, diz a alquimista.

As misturas e cheiros da AnnaAromas ocorrem em um pequeno ateliê na Asa Norte. “Gosto de chamar de aromateliê. Lá, fabrico todas as minhas alquimias, preparo todos os extratos e manipulo os fitocosmésticos”, descreve. Ela recebe visitas no local com hora marcada e vende os produtos, que também são encontrados em feiras de produtores independentes, como a Liga-Pontos.


Serviço
AnnaAromas
Aromateliê: SCRLN 703, Bloco B, Casa 44 – Asa Norte
(61) 9 9267-5205
www.annaroamas.com.br
annacherio@gmail.com

1 thought on “AnnaAromas: saboaria inspirada pelo berço das águas

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: