Colônia de Férias Pine Tree Farm: diversão na natureza

Colônia de Férias Pine Tree é uma alternativa em sintonia com o Consumo Consciente para ocupar a meninada entre 4 e 10 anos de idade nessa reta final das férias escolares. As atividades são todas ministradas em inglês e português e incluem contato com a natureza, esportes, culinária natural, artes e recreação com vivências rurais e ambientais.

A iniciativa surgiu do incômodo do agrônomo e advogado Guilherme Crispim de não poder fazer algo novo e divertido com a filha de 4 anos durante o recesso dos estudos. “Quando chega o período das férias nem sempre consigo conciliar a pausa na escola dela com o meu trabalho”, lamenta.

Guilherme é dono da fazenda Pine Tree Farm, uma propriedade com muita área verde, produção de hortaliças, coelhos, ovelhas e pintinhos que as crianças adoram. Com a esposa, a turismóloga e fotógrafa Alethea Malatesta, e a sócia Maria Oliveira, pedagoga, ele reuniu a motivação, o local adequado e conhecimento pedagógico para criar a Colônia de Férias da Pine Tree Farm, elaborada para ser uma experiência única para os pequenos.

A pedagoga do trio, Maria, tem experiência na linha de educação experencial ao ar livre de Kurt Hahn [educador alemão criador de métodos educacionais inovadores e fundador de escolas e instituições educacionais, como a Escola de Educação ao Ar Livre Outward Bound, uma das maiores do mundo nessa área].

Um time de 15 especialistas de diversas áreas proporcionam atividades com monitoramento e segurança. “Todos eles possuem experiências em escolas e fluência em inglês, para que as atividades possam ser bilíngues e as crianças tenham o contato com outro idioma”, descreve Guilherme.

No último feriado de novembro, foi feita a preparação da equipe com uma turma experimental de 12 crianças pelo circuito de atividades da fazenda. “As crianças ficaram extasiadas com os pintinhos, plantio das mudas de plantas e preparo da geleia de morango. O mais impressionante foi perceber a satisfação dos pais de terem conseguido promover uma experiência enriquecedora para os filhos”, relembra.

Na região em que fica a Pine Tree Farm, as plantas e os animais são protegidos. Pássaros, macacos, quatis, veados campestres e muitos outros bichos convivem em harmonia na vegetação que cerca a propriedade. A fazenda está a pouco mais de 20 minutos da Rodoviária do Plano Piloto e a cinco minutos do Jardim Botânico de Brasília.

Anteriormente, a fazenda recebia universitários, pesquisadores e produtores rurais para visitas em que conheciam as práticas rurais sustentáveis adotadas: compostagem, minhocultura, horta orgânica, reflorestamento, preservação de solos e encostas e, principalmente, aquaponia [integração do cultivo de peixes e hortaliças em um sistema de recirculação de água e nutrientes]. “Pesquisas realizadas aqui na propriedade resultaram em diversos artigos científicos”, conta Guilherme.

O nascimento da filha transformou a vida do casal e da Pine Tree Farm. “Sentimos a necessidade de substituir tilápias por carpas, pintados, pacus e peixes ornamentais para que nossas experiências se tornassem mais lúdicas e pedagógicas”, revela Guilherme. Caixas de areia com brinquedos passaram a ocupar espaços nas estufas, morangos substituíram manjericão em algumas bancadas, lírios deram lugar para papiro nos filtros e o foco mudou, deixou de ser produtivo tecnológico e ganhou atrações lúdicas.

Atividades oferecidas na colônia de férias:

Estação Ambiental – As crianças têm contato com peixes, montam vasos de morango e manjericão, conhecem a minhocultura e plantam mudas de espécies do cerrado.
Centro de Esportes e Diversão – A energia da criançada é aplicada em atividades coletivas ao ar livre.
Fazendinha – Oportunidade de coletar ovos e interagir com pintinhos, coelhos, ovelhas, galinhas e patos.
Cantinho do Descanso – Um local agradável e fresco para proteção do sol forte e da chuva com jogos interativos e tatames para recarregar as baterias.
Centro de Culinária Natural – Higienização e preparação de frutas e hortaliças colhidas pelas crianças na propriedade.
Palco das Artes – Um espaço aberto equipado para atividades de teatro, música, pintura, literatura, saraus e exposições com o tema da natureza.
Trilha dos Sentidos – Observar, saborear, ouvir, cheirar e tocar são verbos em ação na leve caminhada pela trilha até a nascente de água da Fazenda Pine Tree.

Serviço
Colônia de Férias Pine Tree Farm

De 16 a 27 de janeiro
Inscrições aqui
Condomínio Quintas Bela Vista – Jardim Botânico (Estrada do Sol)
(61) 9 9296-4226
@coloniadeferiaspinetree (Facebook)

Deixe uma resposta