Inventice: acessórios resgatam o lúdico do universo infantil

Inventice nasceu do desejo de duas mães de exercitar a criatividade em acessórios infantis com designs bonitos e com personalidade. Os colares têm cores fortes e buscam inspiração no origami japonês, nas festas mexicanas e nos brinquedos artesanais. Cada peça é única e com um preço acessível (R$ 35 cada).

As criações reproduzem peixes multicoloridos, estrelas do mar, flores do cerrado e seres mitológicos feitos em feltro – material agradável ao toque e atóxico – e fogem de estereótipos de rosa para menina, azul para meninos, coraçãozinho, animais fofos e strass.

“Queríamos alguma coisa que não tratasse as crianças como mini adultos”, descreve a roteirista Ana Saggese, 50. A sócia, a jornalista Ana Pessoa, 45, vem de uma família dotada de habilidade manual e a vontade de resgatar esse dom deu o impulso inicial para a Inventice.

Durante as férias de julho de 2016, nas caminhadas pela praia Siriú, em Garopaba (SC), a dupla traçou o caminho para dar forma aos enfeites. “Começamos a fazer os colares e as amigas se entusiasmaram. Depois, as amigas das amigas passaram a fazer encomendas também. Para nosso espanto, os meninos e os adultos também gostaram dos colares”, relembra Ana Saggese.

O sucesso foi tamanho que as sócias foram em busca de ajuda, pois não dariam conta do recado. “Passei pela Aliança Francesa e vi uma vitrine com bordados incríveis. Entrei em contato com o coletivo de bordadeiras e elas toparam trabalhar conosco. O que foi maravilhoso, porque o acabamento delas é perfeito”, recorda.

Desde esse encontro, os colares da Inventice são feitos pelo coletivo As 3 Baianinhas, que reúne 15 bordadeiras do Entorno do Distrito Federal. Com 12 anos de existência, o grupo cria e ensina o ofício cada vez mais raro de bordar. “O bordado é uma fonte de renda para essas mulheres, que podem trabalhar em casa, com uma remuneração segura e perto dos filhos”, comenta Saggese.

As duas Anas criam as peças depois de muita pesquisa. Elas fazem os moldes e repassam para as bordadeiras, que contribuem com ideias e capricho no acabamento. A matéria-prima é comprada em São Paulo e em Taguatinga. As embalagens em papel-cartão têm um origami de tsuru – considerada uma ave sagrada do Japão, simboliza saúde, sorte, felicidade, longevidade e fortuna – como enfeite.

As garotas propaganda da Inventice são as filhas das sócias Alice Saggese Sirangelo, 11, e Luana Pessoa Godoy, 9. Os produtos estão à venda na loja colaborativa Nós – Mercado Criativo e em feiras de produtores independentes, sempre ao lado de outras criações de As 3 Baianinhas – que na verdade são 12 e com diversas naturalidades: baianas, mineiras e goianas.

As empreendedoras pretendem continuar a pesquisa para criar novas peças e desenhos e, aos poucos, introduzir novos itens. Novas parcerias também estão nos planos e até abrir uma loja própria.

Serviço
Inventice
inventice@gmail.com
(61) 9 9807-7216
Instagram
Facebook

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: