Mattricaria: tingimento natural para moda sustentável

Mattricaria produz peças de roupas atemporais e exclusivas com uso de fibras como algodão, linho, lona e cambraia e de corantes naturais. A marca aposta no conceito de slowfashion e adota materiais sustentáveis, sem descarte de resíduos tóxicos no ambiente e com produção compromissada com o aspecto social.

A empreendedora da marca, a brasiliense Maibe Maroccolo, 34, é graduada em moda desde 2006. Ela relembra a frustração, as dificuldades e as limitações do mercado fashion à época que iniciou a carreira. “Comecei a repensar a maneira como eu produzia, sobre os resíduos que a produção gerava e qual era o impacto de tudo isso. Tive um momento de crise de que não era mais o que eu queria fazer”, recorda.

A decepção com a profissão impulsionou Maibe a passar uma temporada na Inglaterra e cursar mestrado em moda e desenvolvimento sustentável na London College of Fashion. Em Londres, ela participou de projetos voltados ao desenvolvimento sustentável na indústria têxtil e o impacto da produção no meio ambiente.

De volta ao Brasil, se dedicou a pesquisar e mapear plantas tintórias junto a cooperativas de artesãos têxteis no Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais que utilizam receitas tradicionais de pigmentos e tintas naturais. Foi cativada pela infinita cartela de cores que a natureza oferece para corantes naturais, além das múltiplas possibilidade de uso e começou a misturar o conhecimento adquirido nos estudos na Europa com as experiências com plantas tintórias e tradicionais no Brasil.

Além de vestuário masculino, feminino e infantil (incluindo uma linha de slings) a Mattricaria lançará, em breve, a linha de corantes naturais. A extração dessa matéria-prima leva tempo que muita gente interessada na técnica não tem. Por isso, a marca está na fase final dos testes para lançar a linha de corantes naturais. “Basta colocar o corante em um recipiente com água e, em 20 minutos, terá uma peça tingida com pigmento natural”, descreve.

A Mattricaria também promove oficinas por meio do projeto Mattricariando para ensinar técnicas como tingimento natural e impressão botânica, que transfere cores, formatos e texturas de folhas, flores, sementes e cascas para o tecido. “Esses ensinamentos são resgates de técnicas têxteis antigas. A pesquisa é sobre tudo que já foi feito e como aplicar no contexto atual. Nada do que a gente está fazendo é novo. Só estamos voltando na história da indústria têxtil e dos fazeres manuais”, comenta.

Os produtos da Mattricaria podem ser comprados na página da marca na internet ou durante as oficinas. Toda a produção é feita artesanalmente e em ritmo lento e, por isso, no momento não há estoque disponível. “Estamos produzindo e, em breve, nosso site será atualizado”, garante Maibe.

Serviço
Mattricaria
Facebook: @mattricaria
Instagram: @mattricaria

Deixe uma resposta