Nós – Mercado Criativo: a força da economia criativa brasiliense

A Nós – Mercado Criativo inaugura neste sábado, 1º de abril, uma nova loja no shopping Iguatemi Brasília. O espaço coletivo e colaborativo reunirá um mix completo de produtos, de moda a objetos de decoração, com roupas infantis e peças plus size, acessórios para vestir da cabeça aos pés, além de quadros, almofadas e terrários de suculentas. São mais de 70 marcas locais, do Rio de Janeiro e de Goiás. Esse importante passo em meio a crise econômica revela a expansão da prática de consumo consciente.

A SPC Brasil e a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) realizaram pesquisa para medir o nível de consumo consciente do brasileiro. O levantamento foi realizado por dois anos consecutivos, em 2015 e 2016. No ano passado, aumentou o número de brasileiros (51%, contra 33% em 2015) que entendem que consumir conscientemente significa refletir sobre as consequências de uma compra antes de concretizá-la e considerar impactos sociais, ambientais e econômicos. (Análise Consumo Consciente 2016)

Antenada à tendência de consumo consciente, a Nós – Mercado Criativo surgiu do desejo de um grupo de expositores criativos de ter um espaço físico para expor seus produtos. A maioria desses empreendedores participa de feiras autorais há anos e alguns mantém páginas na internet para venda on-line, mas faltava uma loja física. “Os clientes perguntavam como nos encontrar e não tínhamos ponto fixo”, recorda Lili Brasil, 31, sócia-proprietária da loja e estilista da marca Mulher Bem Vestida, que conversou com o blog.

Além de Lili, a Nós – Mercado Criativo tem como sócias Lúbia do Carmo, 32, e Patrícia Jácome, 46, todas produtoras criativas. Antes de abrir a loja, o trio pesquisou e conheceu de perto projetos colaborativos e coletivos, principalmente de São Paulo, e avaliou que o modelo era o que buscava. As meninas também tiveram experiências pessoais com outros coletivos. “A gente percebia que a marca morria, ninguém dava feedbacks ou apresentava soluções para desenvolver o projeto”, observa Lili.

A Nós – Mercado Criativo foi criada com o compromisso de considerar essas observações e fazer de um modo diferente. O trio é insistente com as marcas que participam do projeto com relação a identidade visual, marketing e participação em eventos. “Damos feedbacks diários com apontamento de melhorias. Ouvimos o que o cliente tem dito sobre os produtos e sobre a loja para orientar as marcas”, pontua.

A loja se esforça para elevar a qualidade dos produtos expostos e contribui com informações para aprimorar o design, desenvolver produtos, pesquisar matérias-primas e até criar mini coleções. As sócias contam com uma bagagem da área de moda e empreendedorismo criativo e compartilham esse conhecimento com os parceiros. “Temos marcas com 30 anos de mercado e muito a aprender”, reconhece a estilista.

A primeira loja da marca abriu a portas em abril de 2016, no comércio local da 315 Norte. “No início as pessoas tinham medo e não sabiam como seria, mas aos poucos mudamos essa imagem. A loja sempre esteve com sua lotação máxima na maioria do tempo”, relembra a fundadora.

O projeto ganhou impulso e, em novembro passado, apenas sete meses depois da abertura, inaugurou uma pop up store no shopping Iguatemi Brasília. O espaço temporário funciona desde novembro com a participação de 40 marcas. Neste sábado, a marca tecerá um nó importante e fundirá a loja temporária com a da Asa Norte e passará a expor produtos de cerca de 70 marcas.

“Apesar do cenário econômico ser péssimo, a Nós conseguiu crescer. Mas tudo isso é possível devido à força criativa e coletiva. Se não estivéssemos juntos, ficaria bem inviável ter uma loja no Iguatemi, por exemplo.”
Lili Brasil, sócia-fundadora da loja colaborativa

Este ano, a Nós – Mercado Criativo investirá no crescimento da marca para torna-la mais conhecida e visitada e gerar renda para as marcas expositoras. Nos próximos meses, estará presente em feiras autorais e realizará eventos próprios. O empenho das sócias é em colocar a casa em ordem para fazer mais e melhor pelo projeto. “Estamos trabalhando para aprimorar as rotinas internas, o atendimento ao cliente e a automação”, descreve Lili.

A Nós nasceu em sintonia fina com o Consumo Consciente. A loja inteira é decorada com pallets e caixotes de madeira reaproveitados. O espaço privilegia produtos autorais e de design inovador e impulsiona a economia criativa da cidade. A cadeia de produção das marcas expostas é praticamente artesanal e prioriza insumos e matérias-primas que reduzem o impacto ambiental.

“Quando o produto chega na loja, ele está carregado de significado e histórias. O cliente recebe apoio dos vendedores, mas não são induzidos a comprar por consumismo. Orientamos o uso que pode ser feito das peças compradas para que não fiquem sem utilidade”, comenta Lili. 

Muitas das marcas que participam da Nós foram personagens de matérias aqui na coluna: Alegrias IlustradasInventiceLaletáMaria XitaNazareth Pinheiro e Viviane Kulczynski (ambas modelos no Ensaio de Moda Consciente). Confira as outras marcas da Nós – Mercado Criativo: Aggora Modas, Anaprosa – Objeto de Arte,  Andorinhas, Atelier Marcella Ferreira, Aya para Meninas, Baby Bacana, Bendita Acessórios, Bolinha Vai Bolinha Vem, Dany Gonçalves, Capim Estrela, Central de Ideias Crafts, Cubo 7, DAS3, Duca, Hermosa Naturaleza, Isabela Hanashiro, JM Pulseiraria, Josi Medeiros, Juliana Gabriel, Kaleah Gunther, Lago Couture, Lais Pedrita, Lilac, Liloca Laços, Lince, Luz Weber Bolsas e Acessórios, Maru•Muru, Mulher Bem Vestida, Mina Nagô, Aline Ateliê, Nimm Kids, Nó Virado, PQP Posters, Pura Candura, Quadriculado, Raja Style, RB Estúdio, Raphael Rocha, Sobral, Soneto, Sonhos de Alice, Taíra Camisaria, Tesourinha, Thais Fread, Toda Moça Tem, Verde Perto Minijardim e Viee La Vie.

Serviço

Inauguração da Nós – Mercado Criativo no Iguatemi Brasília
Sábado, dia 1º de abril, 19h
Piso Térreo, Loja 44
Acompanhe o evento pelo Facebook

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: