Bálsamo Spa e Congelados Saudáveis: naturopatia a serviço da saúde

O Bálsamo Spa é um empreendimento do ramo de saúde criado em 2004 que adota a filosofia da naturopatia, sistema holístico baseado no poder de cura da natureza. O local oferece atendimento para inspirar pessoas no cuidado com a saúde a partir de técnicas simples e métodos natural.

Conversei com Adriana Moraes, 50, jornalista e sócia de um desdobramento do spa, a Bálsamo Congelados Saudáveis, criada em 2015 a partir da experiência de reeducação alimentar do Bálsamo Spa.

Adriana relata que o criador do Bálsamo Spa, Pete Coe, 60, naturopata e acupunturista nascido em Goiânia (GO), foi inspirado a enveredar pelos caminhos da cura pela natureza por um grande amigo, o jornalista já falecido Fernando Lemos. Naquela ocasião, Coe foi apresentado ao trabalho do naturopata Efraín Melara, referência no tema, e se encantou com as possibilidades de difundir essa filosofia.

O Bálsamo Spa é um lugar de conhecimento de si mesmo, da aprendizagem de como é possível estar mais em contato com a natureza e se beneficiar dela. As terapias oferecidas envolvem os elementos essenciais: o ar, o sol e a terra. A alimentação é o fio condutor de tudo. O local leva à risca o conceito de Hipócrates de ‘que seu alimento seja seu único remédio’. O pensador grego (460 a.C – 370 a.C) é considerado uma das figuras mais importantes da história da Medicina.

Ao longo de 14 anos de atuação, o spa tem conquistado excelentes resultados. “Nossos clientes chegam com várias questões: pressão alta, índices desequilibrados de glicose e colesterol, alergias, intolerâncias, isso sem falar em estresse e depressão”, descreve Adriana.

A solução proposta pelo Bálsamo Spa é desenvolver técnicas de reeducação alimentar aliadas a terapias como banhos de sol, banhos de fricção, gommage (técnica que estimula a renovação das células da pele) e argila, sauna, massagens diversas, respiração, ioga, pilates, dança, entre outros. “Tudo simples e natural e com uma capacidade de regeneração celular, reequilíbrio de taxas, bem-estar e estado pleno de felicidade. A motivação constante é ver pessoas se transformando diariamente para o seu melhor”, comenta Adriana.

A atuação do Bálsamo Spa está em sintonia com o consumo consciente. Adriana cita uma frase do comunicador e poeta Tetê Catalão: “O meio ambiente começa dentro da gente”, que sintetiza a proposta do local. Ela comenta que as escolhas das pessoas definem a forma como se relacionam com o próprio corpo e com o mundo. “Isso começa com a tomada de consciência de quais são os melhores alimentos para o nosso corpo, em que quantidade e com que frequência, para gerar equilíbrio e bem-estar”, avalia.

O Bálsamo Spa proporciona uma alimentação racional e humana. “Não é apenas uma dieta a mais, e sim uma forma de se alimentar na qual se atinge o máximo de digestão, diminuindo ao máximo a produção de toxinas, que são as responsáveis por gerar inflamações e desequilíbrios da saúde”, ensina Adriana. Para atingir esse resultado, o local segue a orientação da dieta naturopática, rica em hortaliças, tubérculos, cereais, leguminosas, oleaginosas e frutas que, em combinações específicas, favorecem o metabolismo e a maior absorção de nutrientes.

Já a Bálsamo Congelados Saudáveis, criada há um ano e meio, tem como sócios, além de Adriana, o chef de cozinha e especialista em Administração Pedro Coe, 26. “A ideia foi a de favorecer ainda mais as pessoas que buscam uma vida melhor. Hoje nós levamos um pouquinho do spa para a casa dos nossos clientes, gerando praticidade e conforto”, descreve a jornalista.

A linha de alimentos congelados inclui refeições vegetarianas, caldos, sucos, leites vegetais e lanches veganos. O cardápio é variado, sem adição de corantes ou conservantes, sem glúten e sem lactose e adota a mesma técnica de cozinha do Bálsamo Spa. “Já temos 50 pontos de venda entre Brasília e Goiânia direcionados para lojas especializadas em alimentação saudável”. Em fevereiro, a marca inaugurou a loja virtual com serviço de entrega em domicílio para todo o Distrito Federal.

Tanto a Bálsamo Spa quanto a Bálsamo Congelados Saudáveis priorizam alimentos orgânicos e cada uma das empresas mantém uma horta própria. Ambas reaproveitam o lixo orgânico em processos de compostagem e essa matéria volta em forma de adubo para as plantas e hortaliças cultivadas. O spa tem fossas ecológicas utilizadas para o reaproveitamento da água. E a linha de alimentos adota embalagens que geram o menor impacto possível à natureza e respeita a reciclagem e a reutilização.

“Nas duas empresas escolhemos, por questões de saúde e também de bem-estar do planeta, não utilizar enlatados ou industrializados em nossa produção. Não utilizamos nada de origem animal, o que nos faz engajados numa cadeia virtuosa de economia de água, preservação de mananciais, além de proteção à vida por não cooperarmos com as indústrias que maltratam os animais”, garante Adriana.

Além dessas práticas, as duas empresas mantém contato permanente com toda a fonte de informação que proporcione mais conhecimento sobre sustentabilidade. As duas Bálsamos fazem questão de estar conectadas com empresas e eventos que promovam ações sociais que cuidam do meio ambiente. “Estamos atentos a, permanentemente, através de nossas redes sociais, promover e multiplicar informações relevantes sobre o consumo consciente, a saúde e o bem-estar das pessoas e do planeta”, finaliza Adriana.

Serviço

Bálsamo Spa
SMLN Trecho 7 chácara 9/DF-015 – Lago Norte – Brasília (DF)
(61) 3033-3397 / (61) 3033-3742 / (61) 99654 6881 / (61) 99989 2456
contato@balsamospa.com.br
Facebook: @balsamo.spanatural

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: