Douglas Viana Customshop: reciclagem para fabricar e customizar móveis

A Douglas Viana Customshop atua no ramo de fabricação e reforma de mobiliário com uma proposta sustentável e criativa. A empresa transforma objetos que teriam como destino o lixo em peças exclusivas, úteis e bem acabadas para compor a decoração de espaços residenciais ou comerciais.

A empresa foi fundada em 2003 pelo designer de interiores graduado pelo IESB Douglas Viana Alonso, 31. Naquele ano, o mineiro de Belo Horizonte se instalou em Brasília e observou a oportunidade de atuar no ramo de fabricação e reforma de mobiliário tendo o upcycling [transformação de resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade] como ponto de partida.

“As pessoas jogavam fora armários, cadeiras, sofás e outros tipos de móveis por não acharem mão de obra qualificada para reformar ou um preço bacana para o serviço. Vi a carência e resolvi me especializar nesse ramo”, recorda Douglas.

Com 14 anos de atuação, a Douglas Viana Customshop tem mais de 5 mil e 200 clientes cadastrados e está sempre com demandas. A empresa cria e restaura aparadores, bancos, banquetas, berços, camas, criados-mudos, cadeiras, mesas, poltronas, pufs e sofás. “Meus clientes sempre voltam, atendo pessoas ao longo de vários anos”, comenta o designer.

Além da movelaria tradicional, a Douglas Viana Customshop usa materiais alternativos e que teriam como destino o lixo. Como a carcaça de uma Kombi que deu uma cara exclusiva para um freezer. Ou do banco de um modelo desse popular veículo, de 1960, que se transformou em um sofá totalmente pop e forrado com patwork e que é capa desta matéria. Ou o armário de garagem que seria descartado e foi transformado em uma bancada cheia de estilo.

Sucesso entre a clientela da empresa são os tonéis de metal que ganham pintura moderna e inspiradas em ícones da moda, da perfumaria e até da indústria farmacêutica e dão um toque de humor e ousadia aos ambientes como mesas de canto ou bar. O designer consegue realizar projetos a partir das mais inusitadas referências do Pinterest. Como transformar um carro antigo em uma cama cheia de bossa na cor que o cliente quiser. O mais recente projeto de upcycling de Douglas é a fabricação de uma base de mesa a partir de carrinhos de supermercado descartados em ferro-velho.

O conceito de sustentabilidade vai além das matérias-primas utilizadas pelo designer. No ateliê, muitos insumos são preferencialmente a base de água e há ferramentas adaptadas e criadas por ele. A embalagem que acompanha os móveis também é reaproveitada, feita com restos de plásticos, assim como os grampos, reutilizáveis. “Eu comecei a fazer reaproveitamento visando a economia, a redução dos custos. Mas despertei para a contribuição para o meio ambiente, a sustentabilidade e o combate ao desperdício”, revela.

Todo o atendimento da Douglas Viana Customshop é feito de modo virtual. A empresa tem quase 60 mil seguidores nas redes sociais. A clientela conhece o trabalho do designer pelo Facebook e pelo Instagram e entra em contato pelo WhatsApp. Pelo aplicativo, o designer recebe os pedidos e faz orçamentos, fecha o contrato (sem precisar usar papel), agenda a coleta do mobiliário e a entrega, que leva entre 30 e 60 dias.

Quem quiser conhecer o ateliê, localizado no Jardim Botânico, pode fazer visitas em horário comercial, das 9h às 18h. Aos sábados, Douglas recebe a clientela no 548Shop, onde também é tatuador.

Serviço

Douglas Viana Customshop
Condomínio Quintas do Trevo, Rua F, Casa 15 – Jardim Botânico – Lago Sul
De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h
Facebook: @douglasvianacustomshop
Instagram: @douglasvianacustomshop
(61) 98470-7461
(61) 98588-7641

548Hair
SHIS Qi 5 – Galeria Gilberto Salomão , Loja 5 – Lago Sul
Aos sábados, das 10h às 20h

Deixe uma resposta