Café com Feira: espaço para produtos em sintonia com o consumo consciente

As manhãs de sábado ganharam uma atmosfera acolhedora e familiar para quem passa no comércio local da QI 9/11 do Lago Sul. Há cerca de um ano teve início o Café com Feira, projeto que reúne empreendedores criativos de vários segmentos, de alimentos a cosméticos, de joias têxteis a temperos artesanais. Todos têm um ponto em comum: são selecionados a dedo por serem uma alternativa de consumo consciente.

A iniciativa é uma realização da empreendedora Deise Lima, 45, sócia do Grand Cru Brasília – Importadora de Vinhos e Wine Bar. “O Café com Feira é o meu mundo pessoal se apresentando para o meu mundo profissional”, comenta a jornalista por formação e empreendedora por vocação que foi incubada pelo bichinho do consumo consciente e da sustentabilidade e se comprometeu a reduzir a própria pegada ecológica.

Deise aprendeu a costurar as próprias roupas e, quando compra alguma peça, compra do pequeno e de quem faz. Usa cosméticos naturais, que não agridem o meio ambiente ou a própria saúde. A alimentação é orgânica, comprada direto de produtores. O descarte é coisa séria. “Virei a louca do lixo em casa”, confessa, bem-humorada.

Essa jornada pessoal foi o impulso para Deise organizar o Café com Feira. Mas não foi fácil. Ao longo de dois anos ela tentou obter parceiros junto aos fornecedores do Grand Cru, sem êxito. Até que conheceu o trabalho da Rede Terra, Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Apoio à Agricultura Familiar que comercializa alimentos produzidos em um assentamento do Movimento Sem Terra (MST). Foi a primeira banquinha do projeto.

Com a perseverança de Deise, o Café com Feira começou a ganhar corpo e a crescer de forma orgânica. “Os empreendedores passaram a me procurar para expor produtos. Eu passei a fazer a curadoria dos expositores. Hoje, utilizo todos os produtos que estão expostos e, mais do que isso, conheço as histórias das pessoas por trás de cada item vendido na feira”, atesta.

O empenho de Deise em difundir a filosofia do consumo consciente e a curadoria guiada por esse propósito são a alma do Café com Feira. A operação do Grand Cru teve que se adaptar e, inclusive, ganhou novos fornecedores, dos produtos expostos na feira, como o leite e os torrões de açúcar (confira a lista completa ao final desta matéria). A casa noturna passou a oferecer café da manhã e diversificou a clientela. “Tive um ganho para a minha marca e consegui trazer um público diferente, famílias com crianças e cachorros”, orgulha-se.

Atualmente, o Café com Feira está com lotação esgotada. Os expositores não pagam para participar, mas passaram a se cotizar para levar melhorias para o local e custear a operação. Está em negociação a contratação de um fornecedor para elaborar o mobiliário da feira. Atualmente, são utilizado pallets e a montagem e desmontagem da estrutura dá uma trabalheira danada.

Há alguns meses, a feirinha ganhou ambientação sonora do che Burato, nome artístico de DJ Felipe Burato, que faz discotecagem e paisagens sonoras. Ele é o responsável pelo som ambiente com uma seleção voltada para a música brasileira. Esse é outro investimento que os expositores estão se cotizando para pagar.

Conheça os expositores do Café com Feira:

Castália – Padaria Artesanal: pães e massas folhadas de fermentação natural.

Cerrado Ecológico – Produtos Naturais: produtos com boa procedência e sem conservantes a um preço justo.

Fazenda Cicinha: laticínios vindos da fazenda localizada no Novo Gama (GO), onde as vacas são as estrelas e recebem cuidados com carinho e zelo.

Granola Kalinca: receita californiana aprimorada na Serra dos Pirineus (GO) é composta por cereais, sementes e castanhas. Cada grão é torrado separadamente, respeitando suas propriedades nutricionais e de sabor.

Isadora Marar – Produção gastronômica: tortas, pão de mel e massinhas caseiras e cerâmicas do Studio Pod da Patrícia Osório.

Kombuchar: kombuchá, bebida probiótica, obtida a partir da fermentação do chá.

La Florida – Empanadas Artesanais: empanadas produzidas com ingredientes orgânicos.

Maiah Saboaria : sabonetes, cremes dentais, linha de bálsamos – pós-barba, hidratante, para o contorno dos olhos e rosto, hidratante com protetor solar, hidratante lavanda, labial e para pés e áreas ressecadas, desodorante, manteiga hidratante, e bioperfume.

Mercearia Colaborativa: loja colaborativa que serve de vitrine para pequenos produtores locais exporem seus produtos, como linguiças e temperos artesanais.

Origens do Sabor – Rosanna Tarsitano: queijos e produtos artesanais em sintonia com o movimento slow food.

Rede Terra: alimentos orgânicos da agricultura familiar.

Sucrier de Provence: torrões de açúcar.

Teresa Thomaz Gastronomia: patês, terrines e outras delícias feitas com ingredientes orgânicos.

Vai ter tea: seleção de vários de tipo de chá.

Vicente Ateliê: peças decorativas e bijuterias com técnicas de tecelagem manual.

Serviço

Café com Feira
Sábados, das 9h às 13h
Comércio local da SHIS QI 9/11 – Lago Sul
Estacionamento em frente ao Grand Cru Brasília – Importadora de Vinhos e Wine Bar
Como chegar

1 thought on “Café com Feira: espaço para produtos em sintonia com o consumo consciente

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: