Fashion Revolution Week: Semana para refletir sobre dinheiro, moda e poder

#EspecialFashionRevolutionWeek

O blog Consumo Consciente inicia hoje a cobertura especial da Fashion Revolution Week 2017 – Brasília. Ao longo da semana você acompanhará toda a programação desse evento global, que será uma excelente oportunidade de repensar sua relação com a moda. 

Qual o verdadeiro custo da moda? Qual o seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo? A terceira edição da Fashion Revolution Week 2017 – Brasília buscará responder essas perguntas para os consumidores e consumidoras brasilienses entre os dias 24 e 28 de abril, por meio de palestras, debates e workshops e ações mobilizadoras que ocorrerão nas unidades da Casa Thomas Jefferson da Asa Sul e da Asa Norte e na Loja Verdemanga, localizada no Shopping Pier 21.

O tema central do evento é “Money, Fashion, Power”, o fluxo do dinheiro na cadeia produtiva da indústria da moda. A proposta é incentivar consumidores e consumidoras a questionarem as marcas que usam com um convite a uma simples e poderosa reflexão: #quemfezminhasroupas?

A Fashion Revolution Week é um evento que integra o movimento Fashion Revolution, criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável que se uniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, no dia 24 de abril de 2013, após inúmeras advertências acusando rachaduras graves na estrutura na véspera do desabamento.

O edifício abrigava cerca de cinco mil empregados da indústria da moda, sendo quatro grandes fábricas exportadoras e algumas lojas. A tragédia deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos e motivou o surgimento da campanha para mostrar ao mundo que a mudança é possível através da criação de um futuro mais sustentável e da criação de conexões que exigem transparência.

Serviço

De 24 e 28 de abril de 2017, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h
Casa Thomas Jefferson – Unidade Asa Sul
SEPS 706/906 – Conjunto B Asa Sul
Casa Thomas Jefferson – Unidade Asa Norte
Maker Space – SGAN 606 – Bloco B – Asa Norte
Loja Verdemanga
Shopping Píer 21 – Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2 Lote 32 Loja p03, Térreo – Asa Sul

Programação da Fashion Revotution Week 2017 – Brasília

(sujeita à alterações)

24 DE ABRIL, SEGUNDA-FEIRA
Das 19h às 22h
Loja Verdemanga (Shopping Píer 21)
Abertura oficial – Apresentação do movimento Fashion Revolution, com Flavia Amadeu e colaboradores (Flavia Amadeu Design)
– Bate-papo sobre Empreendedorismo Social e Local em Moda: Gracilene Bessa (Verdemanga), Carol Nemoto (Miwa), Chica Rosa (Cia do Lacre) e Romilda Moreira (designer de moda).
– Oficina – Customização de camiseta com uso de estêncil utilizando a hashtag #quemfezminhasroupas?, ministrada por Amanda Martins(estudante de design). Atividade gratuita
– Oficina – Montando um Armário Cápsula, a partir de um número limitado de peças (30 a 40) serão mostradas inúmeras possibilidades de combinações, ministrada por Brunna Fernandes (consultora de estilo). Atividade gratuita

25 DE ABRIL, TERÇA-FEIRA
Das 19h às 22h
Casa Thomas Jefferson – Unidade Asa Sul, Auditório
– Tema: Trabalho na Indústria da Moda
– Exibição do filme The True Cost
– Mesa redonda – Após a exibição do documentário, debate sobre “Empregos na moda e mão de obra feminina”, com a participação de Flavia Amadeu (Flavia Amadeu Design), Iara Vidal (jornalista da coluna Consumo Consciente, do Brasília de Fato) e Romilda G. Moreira (designer de moda).

26 DE ABRIL, QUARTA-FEIRA
Das 19h30 às 21h30
Casa Thomas Jefferson – Unidade Asa Norte, espaço Maker Space
– Tema: Empreendedorismo local
– Palestra – “Empreendedorismo Sustentável” com cerca de 1h15 de exposição e espaço para perguntas e discussão.
Palestrantes confirmadas:
– Carol Nemoto (Miwa), empresa de moda contemporânea slow fashion.
– Yasmin Alckimin (MEBELISCA), aluguel de vestidos para festa
– Raquel Bogea (Bosque Ateliê), tingimento natural e impressão botânica.
– Adriana Lombardo (Adriana Lombardo – Coaching Executivo), “Um novo mindset para uma moda mais sustentável”.
– Oficina – Costura Orgânica e customização criativa sobre modelagem intuitiva e estêncil, ministrada por Sandra Lima(estilista). Disponibilidade de 20 vagas, custo: R$ 20* (mediante inscrição antecipada)

27 DE ABRIL, QUINTA-FEIRA
Das 19h30 às 21h30
Casa Thomas Jefferson – Unidade Asa Norte, espaço Maker Space
– Tema: Cenários futuros
– Palestra – “Cadeia de valor da borracha natural – geração de renda e inclusão social na floresta Amazônica”, com Flavia Amadeu (Flavia Amadeu Design).
– Palestra – “Cenários de futuro”, com Guilherme Lindemayer Piletti(Perestroika BSB), que falará sobre visualização de futuros pelos parâmetros da sustentabilidade.
– Palestra – “Oportunidades para uma moda mais responsável no contexto da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, com Massimiliano Lombardo, coordenador de Meio-ambiente da UNESCO / ONU Brasil.
– Oficina – Design criativo – acessórios e materiais alternativos com foco na criação de novas soluções para o design de acessórios e moda, ministrada por Nazareth Pinheiro (designer do noSSo). Disponibilidade de 20 vagas, custo: R$ 20* (mediante inscrição antecipada)

28 DE ABRIL, SEXTA-FEIRA
Das 19h às 21h
Loja Verdemanga (Shopping Píer 21)
– Encerramento – Intervenção “Manifesto” e celebração com happy hour
– Oficina – Upcycling de moda para buscar novas alternativas para o reaproveitamento de peças de roupa, ministrada por Fernanda Ferrugem(estilista da Ferrugem). Atividade gratuita.
– Exposição de bolsas da Cia do Lacre.

APOIO
Casa Thomas Jefferson
Verdemanga
Brasília de Fato

Representante de Brasília: Flavia Amadeu
Dúvidas ou mais informações pelo e-mail:
flavia@flaviaamadeu.com.br

* Pagamento das oficinas deve ser feito em favor de Ana Clara Queiroz, CPF 036.318.351-59, Banco do Brasil, Agência 2901-7, conta-corrente 57734-0. Enviar o comprovante para anaclaradeoliveiraqueiroz@gmail.com com nome completo e número do RG. Somente as oficinas dos dias 26 e 27 são pagas, no valor de 20 reais cada inscrição.

Acompanhe a Fashion Revolution Week nas redes:
Facebook: Fashion Revolution
Site: www.fashionrevolution.org
Twitter: www.twitter.com/Fash_Rev_BRASIL
Instagram: www.instagram.com/fash_rev_brasil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: