Inspira Verde: serviços ambientais urbanos

A Inspira Verde tem a missão de facilitar a prática do consumo consciente na rotina diária das pessoas por meio de produtos voltados à rotina sustentável. A empresa iniciou a operação em julho de 2017 e é fruto da inquietação da fundadora, a brasiliense Gabriella Casimiro Guimarães, 33, engenheira ambiental.

Gabriella conta que a ideia de empreender no ramo da sustentabilidade está em total sintonia com o que deseja para o mundo. A ideia foi construída ao longo de vários anos de estudos e práticas que iniciaram a graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto, entre 2003 e 2008.

Na universidade, ela desenvolveu junto com colegas e uma professora um projeto de extensão para difundir o consumo consciente na comunidade. Na ocasião, implementou o uso de canecas duráveis para acabar com o uso de copos descartáveis no restaurante universitário. Também formalizou a coleta seletiva solidária no campus em parceria com uma associação de catadores de materiais recicláveis da cidade.

Gabriella voltou para Brasília e fez mestrado em Desenvolvimento Sustentável no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. Lá, pesquisou sobre o consumo consciente como forma de reduzir a geração de resíduos. Atualmente, cursa doutorado e decidiu iniciar o Inspira Verde de forma pequena e oferece produtos artesanais que faz em casa e pequenos textos para reflexão sobre o assunto nas redes sociais.

gabrielainspira“A ideia é mostrar que mesmo quem mora em espaços pequenos, como apartamentos e quitinetes nas grandes cidades, pode ter uma rotina mais sustentável e mais contato com a natureza por meio das hortas verticais e compostagem doméstica, além de poder reduzir sua geração de lixo com auxílio de algumas mudanças de comportamento.”
Gabriella Casimiro Guimarães, Inspira Verde

A Inspira Verde vende hortas verticais sob medida e composteiras estilizadas com tecidos impermeáveis para reciclagem do resíduo orgânico em apartamentos. Agora, deu início a uma linha de produtos para ser uma alternativa ao uso de plásticos descartáveis no dia a dia. São kits com talheres, canudos e copos duráveis e uma linha de ecobags e sacolas de pano para compras a granel e em feiras.

Os produtos que não são feitos pela própria Gabriella são comprados de fornecedores selecionados de forma criteriosa.  Ela investiga cada material utilizado na fabricação do que vende e sempre busca sistemas de produção mais justos e equilibrados tanto para o meio ambiente quanto para os trabalhadores e trabalhadoras.

As plantas utilizadas nas hortas são orgânicas, a madeira é certificada, o plástico das composteiras é reciclado e os tecidos do revestimento das composteiras são de marca nacional e premiada em produção sustentável. Os retalhos que sobram das composteiras são utilizados em outros produtos para eliminar resíduos da produção.
A Inspira Verde participa de eventos voltados para a questão ambiental, sustentabilidade e orgânicos, ou que tenha uma pegada artística autoral. A empresa também aproveita os espaços para difundir informações e oferece oficinas e palestras sobre consumo consciente, compostagem doméstica e hortas para iniciantes.

Onde achar

Inspira Verde
Aceita encomendas por telefone: (61) 99204-4082
Participa de feiras e eventos divulgados pelas redes sociais.
inspiraverde.bsb@gmail.com
Facebook  – Instagram

Lojinha da Virada Verde
CLSW 301 bloco B loja 64 – Sudoeste

Espaço Aroeira
SHIN Trecho 3A  – Lago Norte

Endossa Casa Park (em breve)
ST SGCV Sul lote 22 loja 225 – Asa Sul

Deixe uma resposta