Guerra aos Canudos: frente para vencer o mar de lixo que inundou os oceanos

Durante a última década, a humanidade produziu mais plástico do que em todo o século passado. Não por acaso, pelo segundo ano consecutivo, o tema da campanha anual da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente) está relacionado a esse grave problema. Este ano, o tema será #AcabeComAPoluiçãoPlástica. Em 2017, a ação usou o mote #MaresLimpos.  

No dia 19 de fevereiro, a ONU Meio Ambiente e o governo da Índia anunciaram que o país asiático sediará as celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado em 5 de junho. Com o tema “#AcabeComAPoluiçãoPlástica”, a data chama governos, setor privado, comunidades e indivíduos a reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis, que contaminam nossos oceanos, prejudicam a vida marinha e afetam a saúde humana.

Por ano, são consumidas entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas em todo o planeta e, a cada minuto, são compradas 1 milhão de garrafas plásticas. Metade do plástico consumido pelos humanos é de uso único e, anualmente, pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos — é como se a cada minuto despejássemos nos mares a carga inteira de um caminhão de lixo plástico. O material representa atualmente 10% de todos os resíduos gerados pelo homem.

Um dos descartáveis que inundam os nossos mares são os canudos plásticos. Abolir o uso desses apetrechos é um pequeno passo rumo a grandes mudanças. Nem precisa abrir mão do canudinho para degustar água de côco, milk shake, vitaminas, drinks… Você pode substituir o plástico descartável por materiais reutilizáveis ou biodegradáveis, como vidro, metal, bambu, papel (No final do texto tem uma lista de onde comprar).

Os canudos plásticos descartáveis, em geral, são produzidos com polipropileno e o poliestireno, que não são biodegradáveis. Quando descartados a tendência é que fiquem no ambiente e se desintegrem em pedaços menores, que acabam virando comida para animais, especialmente os marinhos.

Eu já aderi à campanha. E você? Quer os nossos #MaresLimpos? Então #AcabeComAPoluiçãoPlástica ! Se a humanidade não fizer nada, em 2050, segundo previsões da ONU, vai ter mais plástico do que peixe nos oceanos.

Onde comprar canudos reutilizáveis

Mentah – canudos de vidro
Facebook e Instagram

Be Green – canudos de metal
Instagram

Paninhos – canudos de bambu
Facebook e Instagram

Canudo Ecológico – canudos de metal
Instagram

 

Deixe uma resposta