Nuvem Além: compartilhar acessórios e treinar o desapego

O Nuvem Além é um programa de compartilhamento de acessórios baseado em encontros reais com o propósito de construir laços entre as pessoas por meio de trocas temporárias de acessórios e encontros presenciais.

A iniciativa é da gaúcha de Cachoeira do Sul radicada em Brasília, Manoela Marcuzzo da Rosa, 28. Ela é designer formada em Desenho Industrial pela Universidade de Brasília (UnB), onde fez dupla habilitação – gráfico e produto. Atualmente, ela é designer nos Correios, mas desenvolve projetos paralelos porque tem planos de seguir com uma carreira empreendedora.

13962644_1382271021790515_6162026128373277947_n“A ideia é ser uma nuvem real e sair um pouco das redes digitais. É ter o olho no olho,  conhecer novas pessoas pelos encontros em duplas, dividir experiências e também praticar o desapego e a não posse. É experimentar temporariamente acessórios que normalmente você não compraria e testar novas possibilidades.”
Manoela Marcuzzo da Rosa, Nuvem Além

O Nuvem Além, criado em 18 de agosto de 2016, foi desenvolvido durante um curso de moda que Manoela fez na Perestroika Brasília, o Fashion Inc. O programa de compartilhamento saiu do papel durante um evento com as marcas de moda da turma,  uma espécie de show room, quando foi apresentada a proposta do Nuvem Além.

Manoela destaca a participação e apoio do namorado, Filipe Dal’Bó, que mora em Ribeirão Preto, para o desenvolvimento da Nuvem Além. Ela recorda que durante a concepção da ideia, os dois trocavam muitas ideias pelo Skype. Essa interação a ajudou a desenvolver ideias.

A escolha das bijuterias para dar início ao projeto foi prática. Há tempos Manoela planeja ter a própria marca de moda, mas um projeto que tenha um propósito maior envolvido. Ela se deu conta de que precisava começar pelo que já tinha, algo que não exigisse uma criação diferente do que havia aprendido.

28168630_2142204359130507_7004643154197345899_n“Então veio o estalo: as pessoas ficam encantadas com os brincos que uso. Recebo muitos elogios e comentários, sempre com frases ‘Nossa, como seu brinco é diferente. Onde você consegue esses brincos?’ Concluí que eu poderia começar com o que já tinha: brincos super diferentes que as pessoas gostariam de usar. Por que não compartilhar meus brincos com as pessoas? Oferecer um serviço inovador e consciente, aumentando o uso de cada brinco que ficariam ociosos no guarda-roupa.”
Manoela Marcuzzo da Rosa, Nuvem Além  

As peças que estão nas caixinhas da Nuvem Além são do acervo pessoal de Manoela. Itens que ela adquiriu em viagens, presentes, garimpos em lojas etc. A designer estuda a possibilidade de, futuramente, oferecer o espaço para que marcas locais exponham produtos e, quem sabe, despertem o interesse de compra em participantes do programa.

Além dos brincos de Manoela, as caixinhas também podem receber peças das participantes. Tudo será devolvido depois. São quatro caixinhas com brincos para serem experimentados por quatro semanas, com quatro participantes no total, divididos em duplas. Cada dupla compartilha duas caixinhas com brincos. O tempo de permanência com cada caixinha é de duas semanas.

São realizados três encontros para cada dupla. No primeiro encontro as duplas se conhecem e recebem a primeira caixinha. No segundo encontro os participantes incluem seus próprios brincos no ciclo de compartilhamento, batem papo e trocam suas caixinhas. No terceiro encontro os participantes devolvem as caixinhas com os brincos e contam como foi a experiência.

Manoela é a faz-tudo do projeto: marca, peças gráficas, caixinhas, organização e encontros. Sempre com a ajuda do namorado, da mãe e de amigos. O Nuvem Além está em fase de testes. Ela acaba de dar início a um ciclo especial de compartilhamento gratuito para membros do Boomerang, um grupo de trocas do Facebook.

A ideia é que seja cobrada uma taxa de participação no Nuvem Além, mas ainda não foi definido o valor ideal e Manoela está fazendo sondagem para fixar um preço justo que considere o valor das peças envolvidas e os custos do programa.

Eu acabei de me inscrever no mais recente ciclo do programa, voltado para participantes do Boomerang. Caso eu seja selecionada, vou compartilhar com vocês como foi a experiência aqui no blog.

Nuvem Além
Facebook e Instagram

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: