Txaa: cosméticos naturais

A Txaa é uma marca brasiliense de cosméticos naturais com uma linha 100%  natural e biodegradável que inclui sabões, pré-poo (tratamento antes do xampu), xampus em barra, condicionador, desodorante, esfoliantes, perfumes, máscaras de argila, óleos faciais, cremes e sais de banho. O nome pronuncia-se THICHÁ e vem da língua Hup, da tribo dos Hupdah, indígenas da Amazônia, e significa “Terra generosa que nos dá tudo e merece nosso respeito“.

A marca foi fundada em 2015 pela brasiliense Lanna Dioum, 46, com formação em Relações Internacionais, Marketing e Cosmetologia Avançada, ela voltou à cidade depois de uma década estudando na Europa. Além de empreender na área de cosméticos, ela é analista de inovação na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, órgão federal ligado ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviço (MDIC).

A motivação de empreender na área de cosméticos naturais faz parte da busca por uma vida voltada a um estilo mais natural. Lanna iniciou essa jornada há muitas décadas e pesquisa e estuda os efeitos nocivos da química sintética pesada em nossa vida diária. Ela passou a observar detalhes que quando funcionamos no ‘automático’ não percebemos ou não queremos notar.

“É uma contaminação cotidiana aqui e ali que tem contribuído para o aumento de doenças com diferentes graus de gravidade: alergias, dermatites, hipotireoidismo e até câncer, só para citar alguns exemplos. Eu busco informações em publicações científicas reconhecidas internacionalmente, que realizaram trabalhos sérios, com metodologia científica. Não gosto de sensacionalismos e “fake news”, a ciência está aí para deixar de lado os achismos e nos contar a história verdadeira de nossa existência neste planeta.”
Lanna Dioum, Txaa

A busca por um estilo em conexão com a natureza levou Lanna ao mundo da saboaria natural. Ela aprendeu o processo de saponificação a frio com duas saboeiras: Ariane Arsenault, do Canadá, e Anne-Marie Faiola, dos Estados Unidos. A paixão só cresceu e, dos sabões para a família e para presentear amigos, ela não parou mais. Começou a experimentar formulações naturais de cosméticos, aprimorou e implantou boas práticas. Cada vez mais ela queria contar para as pessoas como a saúde pode melhorar incorporando sabões e cosméticos naturais em suas rotinas. Quando percebeu, o hobby tinha virado uma marca, a Txaa.

Todos os produtos da Txaa são produzidos no estúdio da Lanna, montado em uma área da casa dela dedicada à atividade. Ela compra sempre insumos da mais alta qualidade, com laudos técnicos, preferencialmente de cooperativas que trabalham com comunidades em situação de risco ou de empresas que compartilham das mesmas ideias. Sempre que há disponibilidade de bons ingredientes, ela dá preferência aos produtores locais.

A marca integra uma comunidade internacional de saboeiros naturais que trocam experiências para garantir as boas práticas de fabricação. Para a precisão das formulações, Lanna utiliza um software profissional com certificação internacional. Ela passou por uma longa e prazerosa aprendizagem para encontrar as combinações certas de ingredientes naturais e criar os produtos Txaa.

As formulações da marca são desenvolvidas a partir da pesquisa de como age e interage cada ingrediente. A partir daí, são aplicados os conceitos da saboaria natural, da cosmetologia avançada e do Desenvolvimento de Clientes, de Steve Blank.

Desodorante natural, um dos destaques da Txaa

“Busco os problemas dos meus clientes e como posso atuar para ajudar, pesquiso, desenvolvo formulações, testo em amigos e familiares, aprendo, aprimoro, testo novamente, coloco à disposição dos clientes/amigos/usuários, faço a validação do produto, que então é colocado à venda, mas sempre observando a resposta dos usuários.”
Lanna Dioum, Txaa

Todas as receitas da Txaa são criadas pela Lanna, assim como as artes das embalagens e a gestão do site e mídias sociais. Ela revela que o segredo para a formulação de produtos de qualidade, além de seguir as boas práticas de fabricação, é a escolha dos melhores insumos/ingredientes disponíveis. Os óleos e manteigas utilizados são de prensagem a frio, com laudo técnico de fabricação e todos os ingredientes são naturais. A marca não utiliza fragrâncias, somente óleos essenciais com certificação internacional e assim sempre é, uma saga pelo melhor ingrediente.

Consumo Consciente

A Txaa está em sintonia com o consumo consciente de diversas formas. A primeira delas e, talvez a mais importante, é a consciência de saber sobre cada ingrediente utilizado e como cada um deles pode contribuir para a melhoria da saúde, tanto das pessoas como do planeta. Há ainda a questão da preservação do meio ambiente, tema sobre o qual muito se fala mas pouco se pratica.

Pré-poo e condicionador sem químicas nocivas

“Quando não prestamos atenção nos agentes químicos nocivos que vão ralo abaixo na hora do banho, estamos vivendo um roteiro consumista muito danoso. Todos os ingredientes utilizados na Txaa são biodegradáveis, isso quer dizer que não contamina ou destrói lençóis freáticos ou a vida aquática, contribuindo para qualidade da água e preservando o meio ambiente.”
Lanna Dioum, Txaa

Outro aspecto do consumo consciente é comprar de empresas que se importam com as relações de trabalho. Empresas que adotam mão de obra similar à escravidão ou que não proporcionam um ambiente digno para trabalhadores são boicotadas pela marca. Na Txaa, cada etapa é feita com bastante cuidado e atenção às relações com fornecedores e colaboradores.

A Txaa contribui para o desenvolvimento de uma consciência geral de consumo ao incentivar discussões, provocar reflexões, promover a comunidade local de empreendedores e alertar sobre a decisão de consumir o que é realmente necessário. A microempresa individual (MEI) atua de acordo com as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes: a RDC 07/2015.

Onde comprar

Txaa
www.txaa.com.br
Facebook e Instagram
(61) 99436-4733
Endossa Asa Norte (310 Norte)
Endossa Casa Park (Asa Sul)

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: