Algo que chama a minha atenção no universo do consumo consciente é o protagonismo feminino. Lugar de mulher é onde ela quiser. Sabe o que queremos? Um mundo melhor. Espia aqui 17 mulheres maravilhosas que arregaçaram as mangas para produzir de forma diferente em diversas áreas.
Alimentação saudável
Adriana Lima tempera com um tantão de amor, um punhado de confeitaria, outro tanto de ilustração botânica, doses generosas de frutas e temperos do quintal, muito respeito ao tempo da natureza e boas memórias da infância para criar as gostosuras da marca Lima – Flour and Flower.
+ Lima – Flour and Flower: o tempo quem dita é a Natureza
Rosanna Tarsitano está à frente do Tarsitano Sabor de Origem, voltado para venda de queijos e produtos artesanais em sintonia com o movimento slow food [movimento que preconiza o prazer da alimentação com o uso de produtos artesanais de qualidade especial produzidos de forma sustentável e com respeito aos produtores e consumidores.]
+ Tarsitano Sabor de Origem: queijos artesanais para uma existência mais sustentável
Ximena Moreno e o marido estão à frente da CSA Bindu. Ela é chilena, médica-veterinária e mestra em gestão ambiental e mora há nove anos no Brasil. O cultivo orgânico de alimentos diversos é feito na chácara em que moram, no Lago Oeste. A tecnologia social cujo nome vem da expressão em inglês Community Supported Agriculture é um modo diferente de encarar a produção e o consumo de alimentos. O modelo apoia os produtores locais e promove espaços de interação entre as pessoas na cidade e no campo.
+ CSA: Comunidade que Sustenta a Agricultura
Bruna de Oliveira, 26, nutricionista especializada em Panc (plantas alimentícias não convencionais) que integra a equipe técnica do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura da Fiocruz Brasília e é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural na Universidade de Brasília. Ela é cofundadora do movimento de combate à fome Other Food e integrante da ReFazenda, ambos projetos que trabalham com Panc em suas diferentes possibilidades.
+ Panc: ervas disfarçadas de daninhas que são alimentos nutritivos e saborosos
Moda
Viviane Kulczynski está à frente do Estúdio Viviane Kulczynski, marca de moda feminina autoral criada em 2014, em Brasília que utiliza tecido sustentável, além de crepe, seda de microfibra e jérsei. As coleções se destacam pelo excelente acabamento, modelagem confortável e estampas criadas com exclusividade pela própria estilista.
+ Estúdio Viviane Kulczynski: moda autoral brasiliense
Lili Brasil, junto com Lúbia do Carmo e Patrícia Jácome, forma o trio de sócias da Nós – Mercado Criativo. A loja colaborativa surgiu do desejo de um grupo de expositores criativos de ter um espaço físico para expor seus produtos. A maioria desses empreendedores participa de feiras autorais há anos e alguns mantém páginas na internet para venda on-line, mas faltava uma loja física.
+ Nós – Mercado Criativo: a força da economia criativa brasiliense
+ Nós – Mercado Criativo em Águas Claras
+ Economia Criativa: o talento humano é o principal recurso produtivo
Luísa Vieira, Marina Fontes e Nadine Diel estão à frente da marca brasiliense Pântano de Manga, que desenvolve produtos e estampas autorais feitas à mão e inspiradas na Capital Federal. Criada em 2011 como um coletivo de criação, desde 2016 passou a ser uma marca e inaugurou uma nova fase do empreendimento.
+ Pântano de Manga: design e moda brasiliense
+ Economia Criativa: o talento humano é o principal recurso produtivo
Gabriela Alves é sócia-fundadora da Conspiração Libertina marca que faz o maior sucesso durante o carnaval – e no resto do ano também – com tatuagens temporárias cheias de glitter, descontração e ativismo. A marca ativista surgiu em agosto de 2015 com o propósito de empoderar minorias: mulheres, LGBTT e negros.
+ Conspiração Libertina: tatoos temporárias para empoderar mulheres, LGBTT e negros
Cosméticos verdes
Anna Flávia Alves é a alquimista da saboaria AnnaAromas, que produz artesanalmente sabonetes e cosméticos naturais, biodegradáveis e veganos. Ela viu nascer a paixão por plantas medicinais e seus usos no tempo de guia turística na Chapada dos Veadeiros.
+ AnnaAromas: saboaria inspirada pelo berço das águas
Sandra Vaz é a idealizadora da Maiah Saboaria, que congrega nas fórmulas de cosméticos naturais a busca por uma vida mais saudável. Os produtos da marca são feitos à mão, biodegradáveis e levam apenas ingredientes naturais: óleos vegetais e essenciais, ceras de abelha, ervas, sais, especiarias, argilas, plantas e flores.
+ Maiah Saboaria: sabão feito como antigamente
Lanna Dioum criou, em 2015, a Txaa, marca brasiliense de cosméticos naturais com uma linha 100% natural e biodegradável que inclui sabões, pré-poo (tratamento antes do xampu), xampus em barra, condicionador, desodorante, esfoliantes, perfumes, máscaras de argila, óleos faciais, cremes e sais de banho. O nome pronuncia-se THICHÁ e vem da língua Hup, da tribo dos Hupdah, indígenas da Amazônia, e significa “Terra generosa que nos dá tudo e merece nosso respeito“.
+ Txaa: cosméticos naturais
Eventos
Cíntia Taira está à frente da Enova Feira de Produtos Autorais, evento que coloca em prática a ideia de valorizar o trabalho de artistas, artesãos, designers e estilistas de Brasília. Neste domingo, dia 4 de março, será realizada a primeira edição de 2018, especial do Dia da Mulher e que reunirá 15 marcas de mulheres empreendedoras. No Belini Café (114 Sul).
+ Enova Dia da Mulher
+ Enova: Feira de Produtos Autorais valoriza os pequenos
Deise Lima é a força motriz do Café com Feira, evento do calendário da cidade que nas manhãs de sábado oferece uma atmosfera acolhedora e familiar para quem passa no comércio local da QI 9/11 do Lago Sul. O projeto reúne empreendedores criativos de vários segmentos, de alimentos a cosméticos, de joias têxteis a temperos artesanais. Todos têm um ponto em comum: são selecionados a dedo por serem uma alternativa de consumo consciente.
+ Café com Feira: espaço para produtos em sintonia com o consumo consciente
Serviços Ambientais
Gabriella Casimiro Guimarães é a fundadora da Inspira Verde, que tem a missão de facilitar a prática do consumo consciente na rotina diária das pessoas por meio de produtos voltados à rotina sustentável, como hortas verticais, composteiras, kits com talheres, canudos e copos duráveis e uma linha de ecobags e sacolas de pano. No dia 10 de março, ela e duas amigas também empreendedoras vão realizar a Feira Maravilha, no Sebinho (406 Norte).
+ Inspira Verde: serviços ambientais urbanos
+ Feira Maravilha