O Acre Aqui: um pedacinho da Amazônia em Brasília

A O Acre Aqui – Produtos da Amazônia é uma loja voltada para a venda de produtos 100% sustentáveis, que respeitam a natureza e a preservação da Floresta Amazônica. A princípio, o espaço vai vender apenas produtos do Acre, mas logo logo as prateleiras terão produtos de outros estados amazônicos. Um dos diferenciais do estabelecimento do Setor Sudoeste (CLSW 102) é ter tido o cuidado de atestar a procedência e a qualidade dos produtos com visitas a fornecedores para ver de perto o funcionamento das cadeias produtivas de cada item comercializado.

Além de um negócio voltado para a sustentabilidade, a O Acre Aqui é uma declaração de amor de uma acreana à terra Natal. Maria do Perpétuo Socorro Braga Lino mora há 18 anos em Brasília e, no dia 14 de fevereiro, abriu as portas da loja no Sudoeste – ainda não houve uma inauguração e a iniciativa está em uma fase experimental – para promover a cultura e os produtos do estado de origem.

“Focar na sustentabilidade social e ambiental é o que desenhei na minha mente. Mas poder demonstrar e promover a cultura e os produtos do meu Estado é o meu sonho. Sou acreana, neta de índia Madihá e me sinto extremamente conectada com as energias da floresta.”
Maria do Perpétuo Socorro Braga Lino, O Acre Aqui

Socorro é socióloga por formação largou a função de assessora parlamentar para se dedicar ao projeto ao longo do último ano. Na O Acre Aqui ela atuará em várias frentes: medicina indígena, óleos e extratos naturais, calçados e acessórios produzidos pelos povos da floresta e alimentos.

Na área de medicina indígena, Socorro vai oferecer agendamento para atendimento com indígenas do Acre. Ela vai oferecer dois produtos: o Sananga, um colírio medicinal, e o Kambô, imunizador extraído de um sapo. Como acredita na cura pelas forças da natureza, também mantém estoque de óleos e extratos puros e sabonetes artesanais vindos das florestas.

No segmento de calçados e acessórios, Socorro faz uma curadoria criteriosa para a O Acre Aqui. Para os pés, as estilosas sandálias e botas em látex do Dr. da Borracha, assinadas pelo seringueiro e artesão José Rodrigues. Para enfeitar, tem braceletes Yawanawá; colares da Rodney Paiva, feitos com madeira da floresta amazônica e jarina, o marfim amazônico; e as lindezas em marchetaria, entre elas as clutches, do artista plástico Maqueson Pereira da Silva. Para tocar, instrumentos musicais feitos por indígenas do Acre.

Braceletes Yawanawá à venda na O Acre Aqui

Na seção de alimentos, a loja oferece uma extensa linha de castanhas-do-pará (castanha do Brasil para os gringos): in natura – a granel e empacotada -, óleo, biscoitos e farinha. Tem ainda a premiada farinha de mandioca, com e sem coco, produzida no município acreano Cruzeiro do Sul. Biscoito de goma, bombom de cupuaçu e outras delícias do Acre integram a lista.

No futuro, Socorro pretende transformar loja em uma franquia e incorporar uma linha de roupas confeccionadas com couro vegetal e panos Ashaninka e Kaxinawa, duas etnias indígenas do Acre que trabalham com algodão e tinturas naturais. A filha Giovana, designer de moda, vai desenhar essa coleção.

Um dos principais propósitos da O Acre Aqui é contribuir para a manutenção da floresta e na permanência de seus habitantes em seu local de origem, gerando renda, cidadania e melhorando a qualidade de vida dessas pessoas.

Serviço

O Acre é Aqui
CLSW 102 Bloco A Loja  81 – Sudoeste
(61) 3045-9513
Facebook / Instagram

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: