Joana VP: paixão pelos espaços de Brasília traduzida em joias

Sob o meu olhar brasiliense, acostumada a carregar o horizonte sobre os ombros e andar por uma exposição de arte ao ar livre, as joias da Joana Vasconcello Prudente, a Joana VP, traduzem afeto e intimidade. Mesmo contemplando as formas simples e equilibradas das peças em prata feitas por ela pela primeira vez, minha sensação foi de reconhecimento, de identidade e de chamego.

Joana é uma brasiliense nascida em Minas Gerais, que ainda bebê, aos três meses de idade, mudou para a capital. O despertar para a ourivesaria ocorreu durante a conclusão do Mestrado em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília, bastante teórico. Foi quando sentiu a necessidade de produzir, de fazer coisas.

WhatsApp Image 2018-03-06 at 21.30.37“A joia me pareceu perfeita, pois além se prestar à construção de sentido, era um produto. Logo, mais facilmente comercializável do que a arte e livre de todas as exigências que implicam o fazer artístico.”
Joana VP   

Atualmente, Joana avalia que essa escolha está ligada a algo muito íntimo: a questão do corpo. Ela filosofa que a humanidade vai num ritmo tão acelerado, em um processo em que nada mais está garantido, que o corpo se tornou, talvez, um dos últimos territórios de nossa identidade concreta. Não à toa, o corpo tem sido objeto de disputas acirradíssimas, por ele e em seu nome. Entremeada nessas batalhas, a joia se cola ao corpo – literal e materialmente – como um a mais de sentido, sem função fisiológica nenhuma a não ser “enfeitar”.

Joana não registra, ao certo, quando iniciou a carreira de ourives. Mas recorda que, em 2007, a coleção “retenso” foi finalista do concurso de design “Prêmio Objeto da Casa Brasileira”.

O processo de criação das peças em prata 950 de Joana acontece, basicamente, na bancada. Ou manipulando materiais com resposta semelhante ao metal, mas mais práticos e simples de manusear, como o papel. Então é tentativa e erro. Ela conta que não consegue desenhar um projeto e realizá-lo.

Geralmente, entre esboço, protótipo e realização, a ideia passa por algumas mudanças, ao ponto de ficar irreconhecível. Por exemplo, ela pode iniciar uma peça para a qual vai precisar de dois círculos, um triângulo e um fio. Faz os círculos e começa a manipulá-los e, daí, já passa para outra coisa. O que ficou da ideia inicial foram apenas os círculos.

O que mais me chama atenção e encanta no trabalho de Joana VP são a simplicidade, as formas inusitadas e a identidade brasiliense que eu reconheci à primeira vista. E ela me conta que a escolha de formas simples é quase natural para ela, sobretudo em virtude da cidade em que vivemos e da paixão dela pelos espaços de Brasília.

 

 

“Considero a distribuição espacial da cidade absolutamente generosa, pois não te impõe uma imagem pronta, um único lugar por onde passar, ou olhar. Você pode escolher. É árido, mas implica uma liberdade muito maior.”
Joana VP

Uma das minhas peças preferidas de Joana é o anel moebius. O processo de criação foi similar ao usual, mas dessa vez ela seguiu o protótipo. Ela explica que não havia como fugir, já que a intenção era trabalhar com esta forma em particular, por toda a significação que ela carrega.

 

 

“Não ter lado, nem diferenciação de dentro e fora etc. A definição matemática da fita de moebius diz que ela é uma ‘superfície não orientável’. Não é lindo isso? Para mim, tem ressonâncias profundas”
Joana VP

noSSo estúdio design

Joana é uma das sócias do noSSo estúdio, junto com as queridas e talentosas Flavia Amadeu e Nazareth Pinheiro. Para ela, o projeto tem servido de suporte para encarar os desafios das mudanças ultravelozes da atualidade.

Joana, Nazareth e Flavia – Foto: João P. Teles, do Colmeia Fotografia, para o Transparente (adj) #01, projeto do LIMONADA.

“O mundo está mudando muito rápido e isto se reflete em tudo, nas relações pessoais, na maneira de encarar a vida, no fazer e na forma de fazer. Sinceramente, não sei como lidar com isso. Qual foi minha saída? Buscar apoio, outras pessoas para pensar junto. É o que estamos nos propondo a fazer.”
Joana VP

O noSSo estúdio é um espaço de criação, com lugar para cursos livres, coworking e galeria. A ideia é ser um espaço de encontro, de trocas de experiências e informações. Eu contei a história desse projeto antes da Joana entrar para a turma e quando ainda funcionava na Asa Sul: noSSo: desvendando a arte da ourivesaria.

Onde encontrar as joias

Joana VP
+ 55 61 98406-0063 (WhatsApp)
Facebook / Instagram

noSSo estúdio design
www.nossoestudiodesign.com.br
CA 07 – Bloco G – Loja 109 – Lago Norte
(Atrás do Shopping Iguatemi e ao lado da Galeteria Gaúcha)
+ 55 61 98162-1988 /  61 98347-7179
nossoestudiodesign@gmail.com
Facebook / Instagram

Pé-Palito Antiquário e Arte
www.pepalitoantiquario.com.br
CA 4 Lote A Loja 143 – Shopping Iguatemi Brasília
Facebook / Instagram

São Paulo (SP)

Loja Hybrida
Facebook / Instagram
Galeria Almeida Prado
Facebook / Instagram

Vitória (ES)
Galeria Ana Terra
FacebookInstagram

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: