Debcronem Joias: transformando afeto e poesia em peças de prata

A Debcronem Joias cria peças artesanais com beleza, significado e boas energias. Os anéis, brincos e pingentes em prata são assinados pela jornalista por formação e designer por vocação Débora Cronemberger. Nascida em Campo Maior (PI), veio para Brasília com um ano de idade, quando o pai mudou-se para cá com a família para trabalhar no Banco do Brasil.

Ela cresceu no DF, formou-se em Jornalismo pela Universidade de Brasília em 1992. Mudou-se para Fortaleza (CE), onde trabalhou por quase 15 anos no mercado de comunicação. Retornou para a Capital Federal em 2007.

A paixão por acessórios a acompanha desde sempre. Adiou o projeto de fazer um curso durante muito tempo. Em suas pesquisas sobre o tema, descobriu a possibilidade do curso de joalheria. Na ocasião, avaliou que o investimento seria muito alto para o que parecia ser, à época, apenas um hobby, pois não planejava trabalhar na área.

Em novembro de 2016, acabou se rendendo e fez o curso básico de joalheria, no Atelier Márcia Pompei, em São Paulo. Ela tinha direito a férias e arriscou unir dois grandes prazeres: viajar e aprender coisas novas.

Criadora e criação

“Decidi fazer o curso mesmo sem ter certeza que me identificaria mesmo. Acontece que me apaixonei, adorei todo o processo de produção de joias, desde a fundição do metal até o polimento. Concluí o curso básico em novembro de 2016 e saí de lá tão encantada que só queria trabalhar com essa atividade, não queria mais outra coisa pra minha vida.”
Débora Cronemberger, Debcronem Joias

Débora transforma referências afetivas ou simbólicas importantes para ela em joias. Apaixonada por nuvens, fez sua marca fazer referência a uma. Sempre gostou de observar o céu e cresceu ouvindo músicas de artistas como Luiz Gonzaga. Em uma das suas canções preferidas, o Rei do Baião entoa: “Olha pro céu meu amor, vê como ele está lindo…”

“Eu sempre achei inspirador olhar para o céu: melhora meu estado de espírito se me sinto triste – e se eu estou feliz, fico mais feliz ainda. As nuvens são uma metáfora pra mim sobre a importância de apreciar a beleza de cada momento. As nuvens estão sempre em movimento, com as mais diferentes formas… Elas vêm e vão – e todas têm o seu encanto particular. Assim são os momentos de nossas vidas. O que me emociona e me inspira.”
Débora Cronemberger, Debcronem Joias

O processo de criação das peças varia. Algumas peças Débora cria e executa do início ao fim. É o caso dos anéis de nuvens. Em outras peças ela atua como design: cria o conceito e o estilo, define dimensões e delega a execução a um ourives de confiança, principalmente quando a joia exige cravação de pedra, ou a uma fábrica de joias, que foi a responsável pela produção dos dois pingentes: o de banquinho e o de portinha aberta.

Débora vende suas peças nos seus canais nas redes sociais e acaba de lançar o site da marca. Nesses locais é possível encontrar peças prontas, mas ela adora atender encomendas personalizadas. Tem gente que a procura para viabilizar um sonho antigo de pingente ou, como uma cliente do Canadá, que encomendou um ear cuff (brinco que acompanha o contorno da orelha) que ela jamais imaginou criar. O modelo foi idealizado pela cliente e ficou lindo e em breve ela vai divulgar.

Atualização 19/3/2018 
Olha que lindo o par de ear cuff criado pela Débora.

Onde encontrar as joias Debcronem

www.debcronemjoias.com.br
Facebook / Instagram

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: