Nazareth Pinheiro: arquiteta de joias

As peças em prata de Nazareth Pinheiro são marcadas por formas, arte e beleza arquitetônica. Cearense de Fortaleza, está há 32 anos em Brasília (DF), depois de uma temporada de oito anos em São Paulo (SP). Foi na terra da garoa que ela se encontrou com a ourivesaria, há 15 anos.

Conheci o trabalho da Nazareth com a coleção cobogós. Esses elementos vazados que normalmente são feitos de cimento, completam paredes e muros e permitem ventilação e luminosidade, tem origem recifense, mas são marca registrada do modernismo brasiliense. Conta a história que o nome cobogó deriva das iniciais dos sobrenomes de três engenheiros que criaram a novidade e atuavam no Recife (PE) em meados da década de 30 do século 20: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis.

As peças de Nazareth, mesmo quando as vejo pela primeira vez, me remetem à identidade e ao imaginário brasiliense que pulsa tão forte em mim. Talvez o fato de sermos uma cidade mista, sem sotaques – ou com todos eles – essa sensação de pertencimento faz toda a diferença.  

Meu processo de criação é fazendo. A cada peça uma nova inspiração. Minhas referências tem muito da arquitetura, minha formação. Me alimento da poesia, da música, das artes. Geralmente crio um conceito e desenvolvo uma coleção.”
Nazareth Pinheiro

Além da sua linha de joias autorais em prata, Nazareth é uma das três sócias do noSSo estúdio design, junto com Flavia Amadeu e Joana Prudente. Inaugurado em outubro de 2016, desde setembro de 2017 o espaço mudou para um local mais amplo e com mais atividades. São oferecidos cursos, oficinas nas áreas de design de joias, moda e fotografia. Lá funciona um co-working ateliê e uma galeria de arte e design. A abordagem vai de criação de coleções, à prática do fazer, e ao viés do empreendendorismo e da sustentabilidade.

Nazareth Pinheiro, Joana Prudente e Flavia Amadeu, trio de sócias do noSSo estúdio design

“O noSSo estúdio design nasceu da vontade de incentivar a criação autoral através da joalheria. Criamos um espaço onde as pessoas descobrem que podem fazer as peças criando algo que se identificam.”
Nazareth Pinheiro

O espaço de co-working na área de ourivesaria é um dos xodós de Nazareth. A iniciativa tem o propósito de fomentar trocas, criação e manualidades, além de incentivar quem tem interesse em colocar em prática ideias e aprendizados. Quem é da área sabe bem da dificuldade de levar a arte da ourivesaria em frente devido aos custos de maquinário, ferramentas e ao espaço necessário de oficina. Ao compartilhar o ateliê livre, designers profissionais ou amadores podem treinar e executar suas criações.

O noSSo oferece cursos regulares e o aluguel de bancadas, com ou sem monitorias, para quem já tem o conhecimento básico, intermediário ou avançado poder trabalhar. Essa proposta é inédita na cidade. É possível pagar um valor mais acessível para utilizar a estrutura, ao invés de ter que ficar dependente do professor.

Criação e criatura. Uma das peças preferidas de Nazareth.

“O design é o nosso forte. Estimulamos a criatividade, guiamos os alunos nesse caminho,  e os ensinamos a realizar seus projetos. É muito gratificante! Nossa equipe conta também com um ourives, que auxilia os alunos na parte mais técnica, juntamente com as designers e também professoras.”
Nazareth Pinheiro

 

Serviço

Nazareth Pinheiro
Facebook / Instagram

noSSo estúdio design
www.nossoestudiodesign.com.br
Facebook / Instagram

Onde comprar

Pé Palito Antiquário & Arte
Facebook / Instagram
SHIN CA 04 Lote A Loja 143 – Lago Norte
Shopping Iguatemi Brasília
+55 61 3326 8360

Leia também

Joana VP: paixão pelos espaços de Brasília traduzida em joias
Flávia Amadeu Design Sustentável: comércio justo no coração da Amazônia
Ensaio Moda Consciente: joias, calçados e roupas na versão das criadoras
noSSo: desvendando a arte da ourivesaria

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: