Eu visto desenhos de Dani Acioli para afugentar as más energias. Essa minha amiga querida, pernambucana, cheia de talento e vitalidade, é uma jornalista de profissão e desenhadora de sentimentos. Vez ou outra, resolve separar uns desenhos para minicoleções de roupas. Foi assim com a #paratarsila, em homenagem a Tarsila do Amaral. A danada multiplicou leituras do Abaporu em bodys, shorts e vestidos. Telas de vestir. Eu guardo memórias com essas peças de Dani. Espia:
Agora, ela acaba de lançar uma minicoleção com Zuzu – um desenho de vestir. Em 2016, Dani Acioli expôs uma série de desenhos para celebrar a obra da estilista carioca Zuzu Angel. A mostra Tramas: Diálogos com Zuzu passou pelo Rio de Janeiro e Recife. Agora, parte da cenografia deste trabalho virou 20 peças. Tem kaftas e camisetas e cada peça é única. Um desenho de vestir.
Sete faixas de chiffon tiveram sua função: a cenografia da mostra Tramas: Diálogos com Zuzu. Dani deu para os tecidos uma nova finalidade: desenhos de vestir. Escolheu fazer, pela primeira vez, um modelo de kafta. Uma tela com “rasgão” no pescoço e costurada nos lados. Tem a simplicidade que buscava, com o desenho no centro das atenções. Foram 12 kaftas e mais 10 camisetas. As peças foram cortadas para dar exclusividade a cada uma.
“Esses tecidos ficaram guardados por mais de um ano. Porque eu precisava resignifica-los. Não tinha nascido como os anteriores para virarem roupas. Eu não sou da área de moda, não é meu foco de trabalho. A moda no meu trabalho precisava ser simples e dar vida ao desenho. Porque é uma roupa, claro; mas, para mim, é vestir uma arte, um desenho.”
Dani Acioli
Os desenhos de Dani falam sobre o feminino. As delícias e as dores. Você bate o olho e identifica a inspiração na cultura popular nordestina. Sem rótulos, Dani adora inventar moda para desenhar. Não pode ver canetinha, giz, lápis de cera… Quando montava a exposição para Zuzu, até alvejante usou para desenhar sobre tecidos. Os desenhos de Dani brotam de telas que podem ser tecidos, papel, parede, madeira e até na pele. Ela tem vários desenhos dela cicatrizados pelo corpo. Eu mesma ganhei minha Frida particular, hora dessas vai para minha pele.
Onde ver as obras de Dani Acioli
[…] Também é de Pernambuco a Artéria – Arte de Vestir, marca de Dani Acioli e Raphaela Pimentel, que aposta em tecidos tecnológicos e em estampas feministas. Eu já falei sobre os desenhos de Dani aqui no blog neste post . […]