Vencedora do Miss Catadora ganhará curso de costureira do SENAC-DF

O Miss Catadora 2018 é uma oportunidade para mulheres que trabalham como catadoras de lixo revelarem novos estilos que podem ser criados a partir do lixo. A atividade tem o objetivo de fomentar a inovação a partir de materiais descartados e despertar a criatividade na produção de roupas que podem ser confeccionadas a partir de materiais recicláveis.

A iniciativa faz parte da programação da Semana Fashion Revolution – Brasília e está sendo realizada em parceria com o projeto Reciclando o Futuro, coordenado por Renata d’Aguiar. A vencedora do concurso será escolhida e anunciada durante o encerramento do Fashion Revolution Brasília, no domingo, dia 29 de abril, às 17h, no MimoBar. Serão premiados o primeiro, o segundo e o terceiro lugares.

De acordo com regulamento do Miss Catadora 2018, as concorrentes devem ter idade acima de 18 anos e produzir as roupas que serão usadas no concurso com material reciclável. A primeira fase do concurso, para as inscrições, foi encerrada no dia 6 de abril e recebeu 41 inscritas.  

A próxima fase é a Primeira Eliminatória, que será realizada no domingo, dia 22 de abril, na sede do projeto Reciclando o Futuro, na Cidade Estrutural, quando serão escolhidas oito mulheres para disputar a final. O critério da seleção será a criatividade. Neste dia também serão divulgadas as formas como serão estabelecidos os jurados.

A coordenadora do Reciclando o Futuro, projeto voltado para capacitação da comunidade de catadores de lixo que atuam na Cidade Estrutural, Renata d’Aguiar comenta que o Miss Catadora 2018 dará visibilidade para uma categoria que vem sofrendo muito nesses últimos tempos.

“O Miss Catadora 2018 dará às catadoras a possibilidade de mostrar o quanto nosso lixo é rico e, através da criatividade, produzir roupas a partir dele. É um sonho estar realizando esse evento e ver a empolgação dessas mulheres maravilhosas que merecem essa valorização.”
Renata d’Aguiar

Eu, como representante do Fashion Revolution Brasil em Brasília, considero a atividade uma excelente oportunidade para democratizar o debate sobre moda consciente.

“O Miss Catadora 2018 é uma das atividades mais esperadas da Semana Fashion Revolution 2018. É uma maneira de mostrar que a moda faz parte do dia a dia de todos e todas e que o debate promovido pelo movimento Fashion Revolution é fundamental para preservar nosso meio ambiente e, principalmente, mostrar as pessoas por trás das roupas que vestimos.”
Iara Vidal

Premiação

Primeiro lugar

A vencedora do Miss Catadora 2018 ganhará uma bolsa para o curso Costureiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do Distrito Federal. A qualificação profissional tem 212 horas e será ministrada na Unidade do Senac de Ceilândia. A ganhadora da bolsa poderá se inscrever em uma das duas turmas oferecidas: à noite, com aulas das 19h às 22h, com início no dia 4 de junho; ou à tarde, com aulas das 13h30 às 17h55, com início das aulas no dia 26 de junho.

Durante o curso Costureiro do Senac-DF, a Miss Catadora 2018 vai aprender a realizar procedimentos de corte, montagem, costura e acabamento de peças do vestuário masculino, feminino e infantil em tecidos planos, a partir de uma ficha técnica, molde e peça-piloto. Os pré-requisitos são ter, no mínimo, 16 anos e Ensino Fundamental incompleto. O valor do curso é de R$ 1.278,00, mas será ofertado gratuitamente para a vencedora do concurso.

A coordenadora dos segmentos de moda e beleza da Divisão de Educação Profissional do Senac-DF, Verônica Fialho Goulart, destaca que a moda é o segundo maior gerador do primeiro emprego e contribui com 1,5 milhão de empregos diretos, 8 milhões indiretos, dos quais 75% são de mão-de-obra feminina.

“Esperamos que com essa bolsa de estudos do Senac para o curso de qualificação profissional de Costureiro, no CEP Ceilândia, possamos abrir a porta do conhecimento para a ganhadora do Concurso Miss Catadora. Que seja o primeiro passo de uma carreira de sucesso. Só a educação e o trabalho transformam as nossas vidas e essa é a maior missão da nossa Instituição.”
Verônica Fialho Goulart

Segundo Lugar

A segunda colocada no concurso Miss Catadora 2018 ganhará um curso básico de costura da Melange Design, localizada em Águas Claras, empreendimento que será inaugurado no dia 23 de abril e que tem como uma das sócias Rafaella de Castro Lacerda.

As aulas do curso básico de costura da Melange ocorrem uma vez por semana, totalizando 12 horas-aula por mês. O curso é composto de 37 Etapas para construção de uma coleção de peças básicas. A catadora premiada aprenderá a fazer saia, blusa, vestido, calça, blazer e camisa dentre os três modelos disponíveis no guia da Melange Design.

O curso da Melange Design são profissionalizantes, a aluna sairá capacitada para fazer modelagens e costuras de peças básicas, vai entender sobre adaptação de modelos para desenvolver outras peças e fazer algumas atividades relacionadas à planejamento, público-alvo, noção de custo e ficha técnica das peças e empreendedorismo.

“A visão da Melange se alinha com a proposta do Miss Catadora 2018, pois acreditamos que valores como empoderamento, reciclagem, aproveitamento de matéria-prima de forma criativa e valorização do trabalho manual e autoral de cada pessoa é único e precisa ser fomentado para alcançar resultados ainda melhores.”
Rafaella de Castro Lacerda

Haverá outros prêmios para as vencedoras do Miss Catadora 2018: joia da Benigna Venâncio, festa de aniversário infantil completa do Luly’s Buffet e cesta com produtos de beleza.

Serviço

Final do Miss Catadora 2018
Domingo, 29 de abril, 17h
MimoBar (Área externa da Funarte – Centro)
Semana Fashion Revolution – Brasília
23 a 29 de abril de 2018
Programação completa: https://goo.gl/8g6hZv

Deixe uma resposta