Chiara Gadaleta: calculadora de pegada hídrica para a moda

A Semana Fashion Revolution – Brasília promoveu o Seminário Perspectivas para a Moda Consciente no Brasil, realizado no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, no dia 24 de abril de 2018, Dia D da Revolução da Moda. O evento teve o apoio da Segunda Secretaria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

O seminário reuniu especialistas de várias áreas para falar sobre a cadeia produtiva da moda. Uma das painelistas foi a ex-modelo Chiara Gadaleta, fundadora do Movimento ECOERA, que há 10 anos integra os mercados de moda, beleza e design à sustentabilidade. É consultora de grandes empresas e, em 2015, criou o Prêmio ECOERA. Ela falou sobre a calculadora de pegada hídrica para a indústria da moda.

A ferramenta foi desenvolvida para calcular quantos litros de água sua peça favorita gastou. A ideia é que essa pergunta seja respondida pelas marcas/empresas dos mercados de moda, beleza e design, que poderão calcular, reduzir o consumo e até compensar esse gasto de água.

Foto: Will Shutter / Acervo / Câmara dos Deputados

“Hoje as empresas dos setores de moda e design já estão cientes de que precisam olhar para suas cadeias de valor, entender os principais gargalos e encontrar soluções para neutralizar seus impactos negativos. A calculadora vem para ajudar os empresários a rastrearem sua pegada hídrica desde o plantio da fibra até a fabricação da peça. Não se trata de uma simples conta de água, estamos falando da conta do Planeta.”
Chiara Gadaleta, fundadora do Movimento ECOERA

A calculadora de pegada hídrica foi lançada em março de 2018, durante o Mês da Água com a proposta de ajudar o cálculo de uso de água e contribuir com a transparência da moda. A ferramenta é uma parceria do Portal Ecoera com a Iniciativa Verde, organização que desenvolve ações voltadas à sustentabilidade.

A primeira calculadora de pegada hídrica do Brasil é direcionada às indústrias da moda e do design. Vai calcular o volume de água gasto pelas marcas, desde o início até o final do processo produtivo de seus produtos.

A calculadora também contribuirá para identificar o uso da água pela empresa e comparar com o padrão de uso responsável do recurso, com orientações para redução do consumo e formas de compensação. O cálculo será dividido em três indicadores de pegada hídrica: azul, verde e cinza. A soma dos três indicadores confere a pegada hídrica total do produto.

O Programa ECOERA é uma consultoria com foco em ações socais e ambientais que atua nos setores de moda, beleza e design desenvolvendo agendas com ações de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

A Iniciativa Verde é uma organização do terceiro setor que busca contribuir para a melhoria dos serviços ambientais como biodiversidade, água e qualidade do ar. Com isso, ela ajuda na mitigação e na adaptação às mudanças climáticas causadas pelas atividades humanas por meio de projetos próprios de recomposição florestal e em parceria com outras instituições.

Confira a apresentação de Chiara Gadaleta no Seminário Perspectivas para a Moda Consciente no Brasil

Saiba mais

Portal Ecoera

Iniciativa Verde

Deixe uma resposta