Seminário Perspectivas para a Moda Consciente no Brasil

A Semana Fashion Revolution – Brasília promoveu o Seminário Perspectivas para a Moda Consciente no Brasil, realizado no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, no dia 24 de abril de 2018, Dia D da Revolução da Moda. O evento teve o apoio da Segunda Secretaria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. O evento reuniu especialistas de várias áreas para falar sobre a cadeia produtiva da moda e também compartilhou experiências inspiradoras da moda consciente. Confira o registro das apresentações.

O biólogo geneticista Wagner Lucena, pesquisador da Embrapa desde 2002. fez a apresentação Algodão agroecológico: viabilidade técnica e econômica e abordou o sistema de produção de algodão orgânico e o desenvolvimento de variedades comerciais adaptadas às diferentes áreas de cultivo.
+ Wagner Lucena: Algodão agroecológico da Embrapa


A ex-modelo Chiara Gadaleta, fundadora do Movimento ECOERA, que há 10 anos integra os mercados de moda, beleza e design à sustentabilidade. É consultora de grandes empresas e, em 2015, criou o Prêmio ECOERA. Ela falou sobre a calculadora de pegada hídrica para a indústria da moda.
Chiara Gadaleta: calculadora de pegada hídrica para a moda


Marcello José Pio é especialista em prospectiva do SENAI Marcello José Pio e falou sobre tecnologias associadas à indústria 4.0 no setor de confecção do vestuário e da moda e seus impactos na formação profissional para esses setores.
Marcello José Pio: indústria 4.0 para a moda


Anne Caroline Posthuma, especialista de Emprego e Empresas do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil. Tem trabalhado em projetos e publicado artigos sobre o tema das cadeias produtivas globais e seus impactos sobre as condições do trabalho e a geração de empregos. Ela falou sobre a atuação da OIT no episódio do Rana Plaza e o cenário do trabalho na cadeia produtiva da moda no Brasil.
Anne Caroline Posthuma: condições de trabalho na moda


Massimiliano Lombardo, especialista em meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Atua como oficial do programa de meio ambiente da UNESCO no Brasil desde junho de 2016, com foco nas áreas de conservação e uso sustentável de recursos hídricos e da biodiversidade e implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Falou sobre a moda e os ODS.
Massimiliano Lombardo: a moda e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável


Edmundo Lima, diretor executivo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), tem mais de 20 anos de experiência no varejo de vestuário, é atuante na associação desde a sua fundação, em 1999, e lidera programas bem-sucedidos como o Programa ABVTEX. A iniciativa, em prol do desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da moda, foi o tema do painel dele.
+ Edmundo Lima: Programa ABVTEX em prol do desenvolvimento sustentável na moda


Andrea Guimarães, coordenadora-geral de Pesquisa e Novos Modelos da Secretaria da Economia da Cultura, do Ministério da Cultura. Ela representou o secretário Mansur Bassit e falou sobre o Mercado de Indústrias Culturais do Sul, o MicSul.
Andrea Guimarães: Mercado de Indústrias Culturais do Sul – MicSul 2018


Eu, Iara Vidal, fui uma das painelistas e, como representante da Fashion Revolution Brasil em Brasília, falei sobre o Índice de Transparência na Moda.
+ Iara Vidal: Índice de Transparência da Moda do Fashion Revolution

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: