Anna Flávia Alves: Comunidade que Sustenta a Cosmética Natural

A Semana Fashion Revolution – Brasília promoveu o Seminário Perspectivas para a Moda Consciente no Brasil, realizado no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, no dia 24 de abril de 2018, Dia D da Revolução da Moda. O evento teve o apoio da Segunda Secretaria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

O seminário reuniu especialistas de várias áreas para falar sobre a cadeia produtiva da moda e também  compartilhou experiências inspiradoras da moda consciente. A Anna Flávia Alves é cosmetóloga, esteticista e artesã de cosméticos naturais com formação em fitoterapia, aromaterapia e saboaria natural. Há 13 anos atua na área da cosmetologia e fundou a marca de cosméticos naturais e artesanais Annaromas.

O tema central da apresentação de Anna Flávia foi o projeto-piloto de Comunidade que Sustenta a Cosmetologia Natural (CSCN). A iniciativa foi inspirada na tecnologia social Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA), um modo diferente de encarar a produção e o consumo de alimentos. O modelo apoia os produtores locais e promove espaços de interação entre as pessoas na cidade e no campo. A CSCN compartilha da filosofia da CSA, mas em lugar de alimentos orgânicos, cosméticos naturais, ou verdes.
CSA: Comunidade que Sustenta a Agricultura

Foto: Mariana Costa Amorim

“A Comunidade que Sustenta a Cosmetologia Natural transcende a relação produção-consumo para uma nova realidade, a busca consciente da nutrição, da sabedoria das plantas, do encontro humano, do cuidado com o outro, com o meio e com a água.”
Anna Flávia Alves

Cosméticos Verdes

Os cosméticos verdes são um a área ainda em formação e cheia de nomes difíceis e selos demais. Mas é uma indústria presente na vida de todas e todos, crianças e adultos, homens e mulheres. Para ter uma ideia da dimensão dessa indústria, confira este filme, que aborda os efeitos adversos à saúde causados por ingredientes presentes em cosméticos e de seus impactos ambientais.

Vale ler também uma matéria que eu produzi sobre o trabalho de Camila Custoias. + Camilla Custoias: pesquisa sobre cosméticos verdes

Fique de olho nos rótulos

BHA e BHT – O BHA (2,3-terc-butil-4-hidroxianisol) e o BHT (2,6-diterc-butil-p-creso) estão presentes em maquiagens em geral, como batom e sombra, cosméticos para os cabelos, protetores solares, desodorantes, antitranspirantes, perfumes e cremes. A função desses compostos é atuar como conservantes e antioxidantes.
+ BHA e BHT: substâncias nocivas à saúde estão presentes em alimentos e cosméticos

Silicone – Presente em muitos produtos da indústria cosmética usados por uma população de bilhões de pessoas, o ecossistema global já pode estar sobrecarregado desse composto, que leva algum tempo para ser biodegradado. O produto em si não é tão nocivo quanto os derivados de petróleo, por exemplo, mas é importante consumi-lo com consciência e uma pegada leve, dentro das possibilidades de cada um.
+ Silicones: o que são e como funcionam nos produtos?

Microesferas de polímeros sintéticos – As bolinhas que removem as impurezas e peles mortas, são, muitas vezes, plásticos que vão direto para os oceanos. Por serem tão pequenas (medem, no máximo, um milímetro), acabam passando facilmente pelos sistemas de tratamento de esgoto e são despejadas nos rios e mares impactando, assim, ecossistemas marítimos. E não só isso: por serem tão pequenas, essas microbolinhas são ingeridas por animais marinhos e entram na cadeia alimentar, chegando inclusive, no seu prato. A melhor maneira de saber se o seu produto contém plástico é olhando a composição do produto, no rótulo. Normalmente, as empresas utilizam outros nomes para identificar o material, como polietileno e polipropileno.
+ O seu esfoliante pode estar te fazendo mais mal do que você pensa. E te mostramos o porquê

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: