Parceiros que fazem a Semana Fashion Revolution Brasília

Começa na segunda-feira, 22 de abril, a quinta edição brasileira da Semana Fashion Revolution. No Distrito Federal, serão realizadas mais de 30 atividades gratuitas que contam com a parceria de pessoas, entidades e empresas interessadas em participar da Revolução da Moda. Veja as instituições e empresas que nos apoiam:

senaidf

O Serviço Nacional da Indústria (SENAI) no Distrito Federal é parceiro pelo segundo ano do Fashion Revolution. No dia 23 de abril, oferecerá cinco oficinas  ー  Necessaire de Retalhos, Estamparia com Carimbos, Modelagem Zero Waste, Encadernação Manual e Bandeira de Retalhos ー para alunos da Fábrica Social, que promove a Educação Profissional, mediante a inclusão produtiva, de cidadãs e cidadãos em situação de vulnerabilidade, visando sua autonomia socioeconômica e oferecendo oportunidades concretas de inserção no mercado de trabalho.

senacdfO Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial  (SENAC) do Distrito Federal também é parceiro pela segunda vez. Este ano, oferecerá o Dia da Revolução da Moda no SENAC-DF, na quarta-feira, 24 de abril, das 14h às 21h30. Serão oferecidas atividades públicas e gratuitas com enfoque na sustentabilidade na moda na unidade Jessé Freire (SCSul Q. 6 Bloco A). Abrigará a roda de conversa Como ser sustentável na Moda? (14h às 16h), a palestra Novas formas de fazer e consumir Moda, com a coordenadora do segmento de Moda Verônica Goulart (16h às 18h); e  a oficina Closet clearing – um novo olhar sobre suas roupas, com o professor Fernando Demarchi (19h às 21h30)

IFBVertical

Desde a edição de 2018 o Instituto Federal de Brasília (IFB) de Taguatinga é parceiro de primeira hora do Fashion Revolution Brasília. Nesta edição, oferecerá cinco atividades: três oficinas e duas rodas de conversa. Duas oficinas serão realizadas na quinta-feira, 25 de abril: Laços Lucrativos, com Gabriela Gomes de Matos (16h às 18h), e Modelagem Zero Waste, com Ana Luiza Olivete, Rafaella De Castro Lacerda e Romilda Moreira; e na sexta-feira, 26 de abril, Origami como Modelagem, com Vitória Raquel (16h às 19h). A roda de conversa Economia Criativa será na quinta-feira, 25 de abril, das 19h às 22h. Na sexta, o assunto será Moda Antirracista, das 19h às 21h.

centro-universitario-iesb-original

O Centro Universitário IESB é outro parceiro pelo segundo ano seguido Nesta edição, abrigará o Dia da Revolução da Moda no sábado, 27 de abril, das 9h às 16h, no campus da 613 Sul. Serão oferecidas duas palestras abertas e gratuitas, Um Novo Mindset para uma Moda Inclusiva, com Adriana Lombardo (9h15 às 10h15); e  Amazônia Viva da Seringueira ao Corpo – Negócio social pela floresta, com Flavia Amadeu. Haverá três rodas de conversa, Moda Inclusiva (10h20 às 10h40); Moda, Futuro e Sustentabilidade (11h às 12h); e Brechós e Moda Autoral (12h às 13h). Duas oficinas, Modelagem por Subtração, com Maísa Abranches (9h às 12h); e Ecobag Upcycling, com Bárbara Carneiro (14h às 16h). Ao longo do dia, estará rolando um encontro de brechós.

10685425_321200258089391_6739347515147264364_n

A desenhista industrial Andréa Tibery ministrará a oficina gratuita Bijuterias que contam histórias e ensinará redesign de peças na terça-feira, 23 de abril, das 9h às 12h. Ela é graduada pela Fundação Mineira de Arte Plásticas Aleijadinho – atual Faculdade Estadual de Minas Gerais (FEMG) e especialista em Artes pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNIEURO. Atua nas áreas de design de joias e acessórios, desenho industrial e programação visual.

25074989_543168312717337_5880849916499692651_o.jpg

Maria Bispo Silva Monti, proprietária da Confraria do Filé, é especialista em Design de Moda pelo Senai Cetiqt e em Arte e Educação Contemporânea pela UnB. Tem experiência em bordado filé e bordado em pedraria, modelagem plana e costura. Ela ministrará a oficina Tecelagem que inspira memórias, na qual abordará a padronagem do xadrez em tear pente-liço na terça-feira, dia 23 de abril, das 8h30 às 12h.

nosso

A sócia do noSSo estúdio design, Nazareth Pinheiro, ministrará a oficina Joias Flexíveis na terça-feira, 23 de abril, das 14h às 17h. Ela  ensinará a agregar valor a um material descartado, uma câmara de ar para pneu, para transformá-lo em uma nova peça. Arquiteta e joalheira, trabalha com ambos há 20 anos. Com olhar voltado para o transformar, reeditar, reinventar, transforma tanto espaços, ambientes, como objetos. Apaixonada pelos materiais, sempre procura mudar o uso de materiais do dia a dia para algo inusitado.

pence

O Pence – Ateliê Afetivo é uma escola livre de corte/costura/modelagem e local de conexão entre pessoas com um interesse em comum: a moda e suas diversas configurações. A criadora e facilitadora Romilda Moreira, é parceria imprescindível para a Semana Fashion Revolution Brasília. Ela é a ponte com as instituições de ensino de moda. Bacharel em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina–SP, atualmente pesquisa relações entre a moda afetiva, consumo consciente e sustentabilidade. Ministrará três oficinas: Upcycling, na quarta-feira, 24 de abril, das 19h às 22h, no Tesourinhas Cursos; Bordados Envolventes, no Par de Ideias, das 9h às 12h; e Modelagem Zero Waste, das 19h às 22h, no IFB Taguatinga, ambas na quinta-feira, 25 de abril.

tesourinhas

O Tesourinhas Cursos tem a proposta de abraçar, estimular e guiar designers de Brasília. A criadora, Rafaella Lacerda, é parceira-chave para a Semana Fashion Revolution. Graduada em Produtos da Moda pela Faculdade AD1, Pós-graduada em Fashion Design pelo IED, Pós-graduada em Processos produtivos do Vestuário pelo SENAI Ítalo Bologna/GO. Docente no curso de graduação do IESB. Ministrará as oficinas Upcycling, dia 24, das 19h às 22h, no Tesourinhas Cursos; e Modelagem Zero Waste, no IFB Taguatinga, das 19h às 22h, do dia 25.

cesto de amoras

O Cesto de Amoras é parceiro pelo segundo ano do Fashion Revolution em Brasília. O ateliê de artesanato em tecido preza a exclusividade e acabamento perfeito dos produtos e toma o cuidado de utilizar apenas tecidos 100% algodão, além de valorizar os materiais que causam menor impacto ambiental. Criado pela jornalista Renata Amoras que pesquisou na pós-graduação sobre mudança de comportamento a partir da informação qualificada, para fomentar a consciência ambiental. Encontrou na costura criativa uma forma de colocar em prática seus conhecimentos sobre sustentabilidade aplicados aos bens de consumo. Ministrará a oficina Costura criativa com retalhos no dia 26 de abril, das 9h às 12h.

pardeideias

O Par de Ideias – artes visuais (SHCGN 704 Bloco N, Casa 13, Asa Norte) é parceiro do Fashion Revolution Brasília pelo segundo ano consecutivo. O espaço oferece cursos de Artes Visuais em Brasília: aulas de desenho, pintura e modelagem com técnicas tradicionais e digitais. A gestora, Julia Gonzales, é bacharel e licenciada em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (UnB). Dedica-se à prática artística e à docência em Artes Visuais. Ao longo da trajetória acadêmica trabalhou com a área de cenografia, modelagem em argila, bordado e técnicas mistas. Ela ministrará a oficina Bordados Envolventes, dia 25 de abril, das 9h às 12h| Par de Ideias 

casaacotirene

Casa Acotirene (QNM 23 Cj, J cs 35 – Ceilândia Norte) é parceira do Fashion Revolution  Brasília e promoverá um encontro de brechós na sexta-feira, 26 de abril, das 15h às 21h. O local funciona há três anos, voltado para realização de projetos culturais e gerido exclusivamente por mulheres negras. O espaço feminista LGBTQI é um local de resistência e acolhimento que atua no enfrentamento ao racismo, ao machismo, à LGBTfobia e a toda forma de opressão.

348s

O Striker Boliche Brasília, localizado no shopping Píer 21, sediará a exibição do documentário Conversa Fiada seguido de um bate-papo na terça-feira, 23 de abril, das 19h às 21h.

Confira nossa programação completa

 

Deixe uma resposta