Outfit Comuna: paraíba com orgulho

OutFit Comuna (logo)
Logo produzida por Jana Fernandes e Milena Fernandes para o blog.

No quinto Outfit Comuna | Moda & Política Cynara Menezes, a editora do site Socialista Morena, usa figurino que mescla peças do acervo pessoal, de brechó e de ateliê brasiliense para o Reaça & Comuna. Na 18ª edição do programa do Poder360, que ela apresenta semanalmente com Mario Rosa, o reaça offline, eles comentam as principais notícias da política nacional dessa semana, incluindo as críticas do presidente a governadores do Nordeste, chamados de paraíba . Confira o episódio.

Hacker de Araraquara

Um dos temas do episódio do programa de política mais divertido da web foi a prisão dos hackers de Araraquara. A Comuna não perdeu a piada em seu perfil do Twitter.

Chapéu de couro do Reaça offline

Mario-Reaca-e-Comuna-24jul
Foto: Sérgio Lima/Poder360

O Outfit é Comuna, mas o Reaça offline também entrou na onda da Moda & Política e prestou homenagem aos paraíbas usando um chapéu de couro feito pelo Mestre Marlon, que tem uma banca na Feira da Torre, em Brasília (DF). O chapéu de couro é uma marca identitária do nordestino, mas foi criado com fins bastante práticos. Como a pecuária é atividade comum no semiárido do Nordeste, muitos produtores acabaram desenvolvendo curtumes rústicos para transformar o couro em mais uma fonte de renda. O artefato tradicional serve para proteger a cabeça dos sertanejos do sol e da chuva e da vegetação espinhosa da caatinga e é usado junto com o gibão e a perneira. O formato do chapéu de couro varia conforme o local do vaqueiro. (Leia mais sobre a história do chapéu de couro)

Outfit Comuna 

 

 

 

 

 

Cynara veste camiseta da marca Atelier Albuquerque. Os brincos são da Vera Corralero ArteEmVidroFusão e a saia do brechó Do Bem, do Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes. As fotos são de Sérgio Lima/Poder360.

Atelier de Albuquerque

Cynara veste croped de alça em linho Braspérola (rolo antigo) bordô do Atelier de Albuquerque, que emprestou a peça. A marca foi fundada pela designer de moda Lina de Albuquerque em 2008, na Alemanha. Inspirada pelo estilo de moda limpa e purista, muitas vezes frio do norte da Europa, sustentada pelas emoções latinas em seu coração, a ideia nasceu da combinação desses contrastes. O resultado: roupas de alta qualidade para pessoas individuais – mas com uma fatia de emoções. O ateliê usa têxteis naturais, como seda pura, lã pura, lã com seda, algodão puro e seda com algodão. 

“Com a marca Ateliê de Albuquerque, quero representar uma ideia de moda onde é possível transformar emoções e sentimentos abstratos em roupas concretas. Nossos sentimentos de todos os dias, de cada mudança ou de cada movimento novo que fazemos em nossas vidas podem ser transformado no design da roupa. As emoções podem ser refletidas pelo toque do material ou apenas uma certa segurança pode ocorrer porque você está vestindo um dessas roupas.”
Lina de Albuquerque

Do Bem Brechó

A saia usada pela editora do site Socialista Morena foi comprada por ela no brechó que surgiu da necessidade de canalizar parte das doações recebidas pelo Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, localizado em Sobradinho (DF). As peças que não servem para uso direto dos idosos são vendidas pelo Do Bem Brechó.

“Cientes do nosso papel enquanto entidade assistencial, enxergamos como coerente ao caráter filantrópico, sem fins lucrativo da instituição, que as peças sejam comercializadas sempre a preços acessíveis a grande parte da clientela. Dessa maneira, os itens seguem um ciclo justo e compatível com sua durabilidade.”
Inês Miranda, diretora do Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes

No Do Bem Brechó você encontra roupas, sapatos, utensílios, itens de decoração e brinquedos. A loja fica no Sobradinho Shopping, ao lado do asilo (Quadra 14). Para fazer doações: (61) 3591-3039 ou contato@lardosvelhinhos.org.br 

Vera Corralero ArteEmVidrofusão

Os brinco azuis do acervo pessoal de Cynara são da marca que utiliza a técnica milenar da arte vidreira vidrofusão. No processo, o vidro é pigmentado e fundido em forno a cerca de 850o C. A criativa Vera Corralero cria acessórios para ornamentar corpos humanos e objetos decorativos, trazendo formas, cores e texturas inusitadas para nossas vidas.

 

Deixe uma resposta