No sétimo Outfit Comuna | Moda & Política Cynara Menezes, editora do site Socialista Morena, usa figurino do acervo pessoal e marcado pela moda circular. Na 20ª edição do programa do Poder360, que ela apresenta semanalmente com Mario Rosa, o reaça offline, eles comentam as principais notícias da política nacional.
Os dois analisam o episódio em que Bolsonaro se compara ao personagem animado Jhonny Bravo. Ao responder perguntas sobre a indicação de seu filho 03, Eduardo Bolsonaro, à embaixada dos Estados Unidos, o presidente disse, com palavrões, que o trabalho da imprensa é “excelente”, mas que os veículos de comunicação devem entender que ele chegou ao poder.
Mario e Cynara também comentam sobre a saída de Ricardo Galvão da presidência do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e a mudança de José Martins da Silva Júnior, oceanógrafo do ICMBio especialista em golfinhos, para o sertão de Pernambuco. Além disso, abordam a decisão que quase resultou na transferência do ex-presidente Lula para 1 presídio em Tremembé (São Paulo).
Outfit Comuna
Neste episódio, Cynara usa peças de seu acervo pessoal. O colar feito com exoesqueleto de caramujos foi comprado em uma aldeia Yaualapiti. A pulseira de miçangas foi garimpada em um Acampamento Terra Livre, mas ela não lembra a etnia indígena que assina a peça. Os brincos são da Endossa, loja colaborativa de Brasília. O vestido pretinho-básico ela herdou da amiga Myrian Pereira. As fotos são de Sérgio Lima / Poder360.
Por isso, vamos falar neste post de moda circular. Você conhece esse conceito? A Moda Circular consiste em repensar e redesenhar a forma de produzir o que vestimos. Propõe a concepção de produtos que possam ser projetados para a remanufatura e alimentar o sistema com energia renovável. Por exemplo, comprar peças usadas, alugar, compartilhar, consertar, reformar, doar para as amigas…
A economia circular, conceito no qual está inserida a moda circular, fundamenta-se, de acordo com o conceito adotado pela Ellen Macartur Foundation, entidade pioneira nesse debate, em três princípios.
Princípio 1: Preservar e aumentar o capital natural
Controlar estoques finitos e equilibrar os fluxos de recursos renováveis. Quando há necessidade de recursos, o sistema circular faz a seleção com sensatez e, sempre que possível, escolhe tecnologias e processos que utilizam recursos renováveis ou apresentam melhor desempenho.
Princípio 2: Otimizar a produção de recursos
Projetar para a remanufatura, a reforma e a reciclagem, de modo que componentes e materiais continuem circulando e contribuindo para a economia e prolongar a vida útil e intensificar a reutilização de produtos.
Princípio 3: Fomentar a eficácia do sistema
Reduzir danos a produtos e serviços de que os seres humanos precisam, como alimentos, mobilidade, habitação, educação, saúde, roupas e entretenimento, e a gestão de externalidades, como uso da terra, ar, água e poluição sonora, liberação de substâncias tóxicas e mudança climática.
Confira nesse vídeo como funciona a economia circular.
Com informações do Poder360