Greve Global pelo Clima: 20 a 27/9

Jovem-capa

Começa hoje e vai até o dia 27 de setembro a Greve Geral pelo Clima. Manifestações inspiradas pelo movimento Fridays For Future (Sextas-feiras pelo Futuro) e pela ativista sueca Greta Thunberg reunirão pessoas de 142 países, incluindo o  Brasil, em protestos para chamar a atenção dos governantes para que tomem decisões urgentes em relação ao colapso climático.

Histórico – A Greve Global pelo Clima começou de forma solitária com a jovem Greta Thunberg, de 16 anos, que numa sexta-feira, final de verão, sentou-se em frente ao Parlamento sueco com um cartão com os dizeres lia skolstrejk för klimatet! (greve escolar pelo clima!,), distribuindo panfletos com dados sobre o aquecimento global.

Seu objetivo era protestar contra a inércia dos tomadores de decisão em relação à contenção das mudanças climáticas. Ao longo de três semanas, a cada sexta-feira, Greta repetiu o protesto e compartilhou suas ações no Instagram e no Twitter. Iniciou-se ali um movimento de mobilização que culminou numa greve pelo clima que reuniu quase 1,5 milhão de estudantes de mais de 100 países em 15 de março de 2019. 

No Brasil, além do clima, a Amazônia também será o foco do evento. Até agora, atos estão marcados em Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe.

Fonte: Fridays for Future Brasil

 

 

Deixe uma resposta