Fashion Revolution no Dia Mundial da Criatividade

WhatsApp Image 2020-04-19 at 14.11.06

Brasília, Cidade Criativa do Design

Ao longo dos três anos que represento o Fashion Revolution em Brasília, um dos desafios em divulgar a campanha é a concorrência com o aniversário da cidade, dia 21 de abril. Data também em que é comemorado o Dia Mundial da Criatividade.

Em 2017, Brasília conquistou o título de Cidade Criativa do Design concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A cidade passou a integrar a Rede de Cidades Criativas. Isso possibilita o acesso a um intercâmbio de projetos com outras cidades do mundo.

Também em 2017, a ONU reconheceu o dia 21 de abril como data oficial para celebrar a criatividade em todo o mundo. Em 2018, o ProjectHub e o LabCriativo articularam a participação de criativas e criativos de 13 cidades brasileiras para celebrar a criatividade com atividades simultâneas no Brasil.

Concorrência dupla, ou oportunidade para falar sobre o Fashion Revolution? Neste impactante 2020, atendi ao chamado da organização em Brasília. Inscrevi uma apresentação sobre o Fashion Revolution, fui selecionada e minha participação será no dia 21 de abril, às 11h, em uma live.

Faça a sua inscrição

Moda e Política

No Dia Mundial da Criatividade vou falar sobre como, desde 2014, o Fashion Revolution mobiliza a sociedade em defesa de uma indústria da moda que respeite e valorize a natureza e a vida de todos e todas que integram essa cadeia produtiva. Também vou propor reflexões sobre o encontro da moda com a política e como ocorre a militância pela moda ética em Brasília.

Criatividade remota

O distanciamento social imposto pelo bom-senso e o valor à vida mudou os planos do Dia Mundial da Criatividade. Todos os eventos, que ocorrerão dias 21 e 22 de abril em 88 cidades de 15 países, serão digitais.

A líder do WCD (do inglês World Creativity Day) em Brasília, Anne Mendes, contou que a adaptação das atividades do modo presencial para o remoto foi bem complicada. A data do início do evento estava próxima e com a organização bem adiantada.

“É muito bacana perceber como a criatividade se propaga em momentos mais difíceis. A equipe do WCD é incrível e todo mundo é muito solícito. Mantivemos colaboradores no mundo inteiro e, agora, pela primeira vez temos pessoas do outro lado do mundo, no Japão. O pessoal de Brasília não foi diferente quanto à disponibilidade. A galera topou o desafio de se gravar, de adaptar as atividades e de mostrar que criatividade não é só uma palavra legal que inspira muita gente: é um estilo de vida.”
Anne Mendes, líder do WCD em Brasília

Anne está animada com o próximo Dia Mundial da Criatividade. Ela aposta que a possibilidade de participar de palestras de pessoas do mundo inteiro vai ser muito bem-recebida.

“Acho que essa foi uma grande vantagem da mudança pro remoto: o acesso. Certamente, nada continuará do mesmo jeito depois que passarmos por esse momento tão difícil. É hora de olharmos o que pode ser construído a partir disso.”
Anne Mendes, líder do WCD em Brasília

#SemanaDigital

Antes da pandemia do novo coronavírus, a organização do movimento Fashion Revolution em Brasília também foi pensada com atividades presenciais.

Com a crise, tudo mudou. A sétima edição da campanha global , #SemanaDigital, de 20 e 26 de abril, será on-line em mais de 100 países.

No Brasil, mais de 100 atividades pela internet ocorrerão simultaneamente, em 65 cidades do Distrito Federal e 20 estados.

Programação completa da #SemanaDigital

Saiba mais sobre o Fashion Revolution 

Deixe uma resposta