A logo

O Ribamar Fonseca é um amigo e parceiro profissional há mais de 20 anos. Artista plástico e designer, assina o visual dos trabalhos que mais curti fazer na área de publicações. É dele a logo do blog Consumo Consciente.

O desenho feito à mão transborda o carinho da nossa amizade. A criação se fundamentou na ideia de que o ser humano está inserido no contexto evolutivo da natureza como parte e consequência desse processo.

“A imagem central da marca mostra um ser andrógino formado por elementos da natureza, traços que simbolizam esses elementos no desenho do personagem retratado. Como representação simbólica da perfeição, ou da busca por ela, tanto dentro do processo evolutivo, quanto dentro da mente do ser humano, a cabeça desse ser andrógino é formada por um desenho estilizado da sequência de Fibonacci. A mensagem final da logomarca propõe uma reflexão sobre o comprometimento e a intrínseca relação do ser humano com a natureza.”
Ribamar Fonseca

A sequência Fibonacci é a matemática da vida. Uma sucessão de números presente em muitos fenômenos da natureza que foi descrita no final do século 12 pelo italiano Leonardo Fibonacci. Ela é infinita e começa com 0 e 1. Os números seguintes são sempre a soma dos dois números anteriores. Portanto, depois de 0 e 1, vem 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34…

Se você transformar essa sequência numérica em quadrados e dispor de maneira geométrica, pode traçar uma espiral perfeita. As colméias das abelhas seguem esses números, que aparecem em diversos organismos vivos.

A sucessão numérica estabelece a “proporção áurea”, muito usada na arte, na arquitetura e no design por ser considerada agradável aos olhos. Seu valor é de 1,618 e, quanto mais você avança na sequência de Fibonacci, mais a divisão entre um termo e seu antecessor se aproxima desse número.

%d blogueiros gostam disto: