Sobre

Consumir é uma ação política. O Consumo Consciente é o ato de adquirir e usar bens de consumo, alimentos e recursos naturais baseado no conceito de sustentabilidade. Ser sustentável, de acordo com o Relatório Brundtland (Comissão Mundial sobre Meio Ambiente da ONU, 1987), consiste no “desenvolvimento que satisfaz as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações em satisfazer suas necessidades”.

Além de ser uma questão de cidadania, as atitudes de consumo consciente ajudam a preservar o meio ambiente e a melhorar as relações interpessoais. Envolve práticas do cotidiano como evitar o desperdício de alimentos, água e energia; trocar o carro particular pela bicicleta para ir ao trabalho; escolher a marca de cosmético que não testa em animais; adotar o uso de refis para reduzir embalagens; e separar o lixo para reciclagem, entre tantas outras.

Neste espaço, você encontrará conteúdo produzido pela jornalista Iara Vidal  sobre Consumo Consciente, com dicas de filmes, livros, aplicativos, sites, blogs, pessoas, marcas, eventos e iniciativas voltadas para esse universo.

Boa leitura!